Tempo de leitura: 4 minutos
Por: Lucas Barreto / Engenheiro Cartógrafo e Suporte DronEng
Você já imaginou o mundo sem mapas? Já se imaginou sem o Google Maps, Waze, iFood ou GPS?
A cartografia é uma das mais antigas formas de comunicação, utilizada desde a pré-história, onde se desenhavam margens de rios e divisas de territórios nas cavernas, até os dias de hoje, presente em praticamente tudo que conhecemos!
Confeccionar um mapa é uma arte que precede à diversas ciências e tem as mais diferenciadas finalidades. É notório que a delimitação de espaço se deve muito ao instinto humano de conquista, uma forma de representar o poder e influência geopolítica de um Estado.
Entretanto, como seria um mundo onde não se há uma segmentação de terras? O “mapa-múndi” simplesmente não existiria, o que influenciaria diretamente na legislação e cultura de um povo.
Muitas comodidades que você possui também não existiriam. Não seria possível planejar uma viagem através de uma rota no GPS do celular; inclusive, muitos aplicativos também não teriam sido criados: seria impossível pedir comida e esperar que ela chegasse até o seu endereço, aliás, ele sequer existiria! Compras pela internet? Elas simplesmente não seriam entregues até você.
A cartografia é uma ciência e não se limita à orientação. Possui diversos segmentos, como topografia, geodésia, fotogrametria, sensoriamento remoto, SIG e cartografia temática, que utilizam técnicas para estudar, analisar e representar o “terreno”. São os alicerces da construção e constante desenvolvimento do planeta e sociedade, abrindo margem às diversas inovações que surgem a cada segundo.
Praticamente todos os projetos de Engenharia necessitam de informações cartográficas para serem desenvolvidos. Como seria uma obra sem mensurações e análises de área e volume? Como seria tratado um cultivo, de quaisquer culturas – que são precursoras aos alimentos que chegam à nossa mesa – sem as informações do seu estado nutricional?
E vai além… A espacialização de dados georreferenciados, ou seja, a representação de dados quantitativos por área, é o que permite, por exemplo, análises sobre o avanço de doenças para medidas corretivas e preventivas. Tema que hoje, infelizmente, está presente em quaisquer meios de comunicação.
Enfrentamos uma pandemia e a maior arma nesta guerra é a informação. O apontamento de casos por cidades, estados e países permite mapear o avanço da doença. A partir daí, análises são feitas para identificar os fatores causadores da disseminação e tomar medidas de correção e prevenção.
Ela caminha lado-a-lado com a tecnologia: diversos equipamentos são utilizados para facilitar, agilizar e melhorar a coleta de informações. Um exemplo claro disso são os drones! Equipamento que não foi originado com esta finalidade, mas é, hoje, uma ferramenta indispensável para trazer agilidade aos projetos e ganhou espaço no mercado de mapeamento.
Talvez você tenha ouvido falar em fotogrametria pela primeira vez através de buscas sobre drones! O fato é que todos estes avanços tecnológicos possibilitam o constante desenvolvimento e melhoria de técnicas, cada vez mais precisas, de mensuração e análise de informações.
É possível vislumbrar a importância desta ciência para a sociedade. E o profissional que está na vanguarda deste estudo é o Engenheiro Cartógrafo! Parabéns pelo seu dia! A você, estudante que dedica horas e horas de estudo na Universidade, durante anos. A você, Cartógrafo, que seguiu o ramo acadêmico e dedica uma vida às infindáveis pesquisas e estudos, gerando o aperfeiçoamento destas técnicas e disseminação do conhecimento nas universidades. A você, Cartógrafo, que está no mercado de trabalho, seja gerindo projetos, empreendendo, construindo ou vendendo equipamentos, responsável por disseminar o conhecimento aos mais diversos segmentos do mercado, trazendo visibilidade à cartografia e fazendo a roda da economia girar.
A você, Engenheiro Cartógrafo, neste dia 06 de Maio de 2020, o meu mais sincero Muito Obrigado!
Aula ao vivo Topografia com Drones na PRÁTICA
Dia 07 de maio, às 19 horas, terá uma ao vivo com o Manoel sobre Topografia com Drones: na Prática!
Desta vez, o conteúdo será todo PRÁTICO e você vai poder colocar a mão na massa e aprender a realizar um projeto de topografia com drones.
Para se inscrever e participar é só clicar na imagem abaixo. Não perca, é gratuito!