Engenheiro Cartógrafo: como o mundo seria sem mapas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Por: Lucas Barreto /  Engenheiro Cartógrafo e Suporte DronEng

Você já imaginou o mundo sem mapas? Já se imaginou sem o Google Maps, Waze, iFood ou GPS?

A cartografia é uma das mais antigas formas de comunicação, utilizada desde a pré-história, onde se desenhavam margens de rios e divisas de territórios nas cavernas, até os dias de hoje, presente em praticamente tudo que conhecemos!

Confeccionar um mapa é uma arte que precede à diversas ciências e tem as mais diferenciadas finalidades. É notório que a delimitação de espaço se deve muito ao instinto humano de conquista, uma forma de representar o poder e influência geopolítica de um Estado.

Entretanto, como seria um mundo onde não se há uma segmentação de terras? O “mapa-múndi” simplesmente não existiria, o que influenciaria diretamente na legislação e cultura de um povo.

Muitas comodidades que você possui também não existiriam. Não seria possível planejar uma viagem através de uma rota no GPS do celular; inclusive, muitos aplicativos também não teriam sido criados: seria impossível pedir comida e esperar que ela chegasse até o seu endereço, aliás, ele sequer existiria! Compras pela internet? Elas simplesmente não seriam entregues até você.

A cartografia é uma ciência e não se limita à orientação. Possui diversos segmentos, como topografia, geodésia, fotogrametria, sensoriamento remoto, SIG e cartografia temática, que utilizam técnicas para estudar, analisar e representar o “terreno”. São os alicerces da construção e constante desenvolvimento do planeta e sociedade, abrindo margem às diversas inovações que surgem a cada segundo.

Praticamente todos os projetos de Engenharia necessitam de informações cartográficas para serem desenvolvidos. Como seria uma obra sem mensurações e análises de área e volume? Como seria tratado um cultivo, de quaisquer culturas – que são precursoras aos alimentos que chegam à nossa mesa – sem as informações do seu estado nutricional?

E vai além… A espacialização de dados georreferenciados, ou seja, a representação de dados quantitativos por área, é o que permite, por exemplo, análises sobre o avanço de doenças para medidas corretivas e preventivas. Tema que hoje, infelizmente, está presente em quaisquer meios de comunicação.

Enfrentamos uma pandemia e a maior arma nesta guerra é a informação. O apontamento de casos por cidades, estados e países permite mapear o avanço da doença. A partir daí, análises são feitas para identificar os fatores causadores da disseminação e tomar medidas de correção e prevenção.

Ela caminha lado-a-lado com a tecnologia: diversos equipamentos são utilizados para facilitar, agilizar e melhorar a coleta de informações. Um exemplo claro disso são os drones! Equipamento que não foi originado com esta finalidade, mas é, hoje, uma ferramenta indispensável para trazer agilidade aos projetos e ganhou espaço no mercado de mapeamento.

Talvez você tenha ouvido falar em fotogrametria pela primeira vez através de buscas sobre drones! O fato é que todos estes avanços tecnológicos possibilitam o constante desenvolvimento e melhoria de técnicas, cada vez mais precisas, de mensuração e análise de informações.

É possível vislumbrar a importância desta ciência para a sociedade. E o profissional que está na vanguarda deste estudo é o Engenheiro Cartógrafo! Parabéns pelo seu dia! A você, estudante que dedica horas e horas de estudo na Universidade, durante anos. A você, Cartógrafo, que seguiu o ramo acadêmico e dedica uma vida às infindáveis pesquisas e estudos, gerando o aperfeiçoamento destas técnicas e disseminação do conhecimento nas universidades. A você, Cartógrafo, que está no mercado de trabalho, seja gerindo projetos, empreendendo, construindo ou vendendo equipamentos, responsável por disseminar o conhecimento aos mais diversos segmentos do mercado, trazendo visibilidade à cartografia e fazendo a roda da economia girar.

A você, Engenheiro Cartógrafo, neste dia 06 de Maio de 2020, o meu mais sincero Muito Obrigado!

Homenagem especial também aos Engenheiros Cartógrafos da Droneng! Muito obrigado

Aula ao vivo Topografia com Drones na PRÁTICA

Dia 07 de maio, às 19 horas, terá uma ao vivo com o Manoel sobre Topografia com Drones: na Prática!

Desta vez, o conteúdo será todo PRÁTICO e você vai poder colocar a mão na massa e aprender a realizar um projeto de topografia com drones.

Para se inscrever e participar é só clicar na imagem abaixo. Não perca, é gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *