Vender é uma ciência: você conhece este processo?

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, tudo bem com você? Meu nome é Mariele Firmino, eu sou diretora de operações aqui na DronEng, treinadora de pessoas e em 2019 recebi o prêmio Latin American Quality Assurance Manager.

Minha missão é expressar minha capacidade de ver as pessoas interiormente por meio da liderança, administrar o potencial humano e o despertar da consciência para ajudar a criar uma sociedade, onde prevaleçam a positividade, o amor ao próximo e a reverência pela vida. 

Eu sou a responsável pelo treinamento de todo time DronEng, fui eu que liderei um projeto  que nos permitiu alcançar 416% mais vendas no ano de 2019. Vendo todo o cenário e o perfil de muitos de nossos alunos resolvi compartilhar o meu conhecimento para te ajudar, ainda mais neste momento que exige alta habilidade. 

VENDER É UMA CIÊNCIA

Segundo a pesquisa feita pelo JP Morgan Chase Institute a maioria das empresas tem um fôlego de 27 dias de caixa para sobreviver. Com base nesta informação quero te levar a refletir sobre a importância das vendas e controle financeiro. Você pode perguntar o que as vendas tem haver com controle financeiro e eu digo, TUDO, pois o valor que entra não pode ser menor do que o valor que sai, e assim a conta possa fechar no final do mês. 

Você que tem o desejo de ter o seu próprio negócio, empreender, construir uma empresa que leva soluções ou até mesmo ter uma ascensão profissional, é necessário que esteja ciente das regras do jogo antes de entrar no game, então se prepare.

Sabemos que 80% das empresas desaparecem do mapa no mesmo ano de sua abertura. Isso acontece porque não existe gestão e controle, um erro bem comum é misturar as finanças de pessoa física com as finanças de pessoa jurídica.

Juntar isso com a falta de previsão de receita e processo de vendas bem desenhados, é a receita para a falência. 

Segundo o Sebrae, 42% das empresas não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.  

Vejo muitas pessoas dizendo que querem empreender, porque são bons tecnicamente em fazer certa atividade. Acredite, ser um bom padeiro, não te dá habilidade de abrir uma padaria, ser empresário ou empreendedor requer muitas habilidades que vão além da parte técnica, conhecimento técnico te dá sustentação para ofertar o seu produto ou serviço e isso é importante também.

Entenda que sua empresa pode ser formada apenas por você. É assim que nasce a maioria das empresas aqui no Brasil, o eu empresa paga contas, recebe clientes, entrega o produto, faz a limpeza e até o café e isso é normal. Na medida que as coisas avançam você vai formando o seu time. 

Para que você tenha uma receita previsível de vendas é necessário que saia do pré conceito de que vender é uma enganação. Vender é uma ciência, onde você estrutura um funil e analisa as taxas de conversão, além de que é necessário ter habilidade humana de relacionamento.

Vendas é uma das profissões mais antigas do mundo, ela começou com a troca nos vilarejos na antiguidade e depois evoluiu para as vendas. 

Nesta época muitas pessoas tinham o costume de enganar o consumidor para vender seus produtos e essa cultura foi disseminada até os dias de hoje, fazendo com que muitas pessoas tenham uma visão distorcida sobre este assunto.

A sociedade mudou, os consumidores não são mais leigos como antigamente, hoje muitas vezes o cliente sabe mais sobre o produto do que o próprio especialista, isso graças a internet. Quando o comportamento do consumidor muda, o comportamento dos vendedores devem acompanhar esta mudança, caso contrário nada feito.

Com tantas mudanças eu posso afirmar que nos dias de hoje as vendas não acontecem por acaso, os melhores vendedores na minha opinião são aqueles que tem um ótimo produto e junto a ele o interesse genuíno em ajudar o consumidor a resolver o seu problema. 

É necessário construir uma relação de confiança, onde o seu cliente entende que você realmente pode ajudá-lo a resolver o problema em questão, porém para fazer isso é necessário habilidade de relacionamento e algumas técnicas também. 

Por isso eu te pergunto, qual problema que o seu produto ou serviço soluciona? É necessário que você tenha essa informação na ponta da língua, além disso é necessário que entenda que muitas vezes o seu cliente não sabe ao certo qual é o problema dele, ele sabe muito bem os efeitos, mas não sabe as causas, o indicado é que você como especialista leve este conhecimento de uma forma muito especial gerando valor para ele e para a sua solução.  

Além disso, habilidade de relacionamento e comunicação é uma capacidade bem procurada no mercado de trabalho. A forma como o comportamento humano está mudando vai exigir  de todos nós essas competências bem desenvolvidas, até porque sem elas as vendas não ocorrem. 

Se você não possui esta habilidade, fique tranquilo, tudo é treino, eu já treinei muitas pessoas que não tinham a menor habilidade em vendas. Essas pessoas conseguiram sair do zero para o alcance de metas mensais com frequência, até porque pessoas de alta performance em vendas mantém a constância nos resultados. 

Nós sabemos que vendas é o coração de qualquer empresa, você pode ter um excelente produto e oferecer uma excelente solução, mas sem as vendas você não sai do lugar. 

Vejo no mercado excelentes profissionais com ótimos produtos e soluções,  mas sem nenhuma habilidade de vendas e relacionamento, muitas vezes por ser técnico ficam vendendo características. 

Dentro do processo de vendas existe a parte de relacionamento e a parte matemática que funciona como um funil de vendas, por exemplo: entrei em contato com 10 pessoas, 5 atenderam, 2 aceitaram fazer uma reunião e 1 comprou, portanto no final tive 10% de conversão. Você sabendo desta informação entende que com quanto mais pessoas você falar, mais irá aumentar a sua taxa de conversão?

Caro leitor, acredito que deu para entender que vender não acontece por acaso, não é mesmo?

Eu sei que posso te ajudar a melhorar os seus resultados, por isso venha assistir nossa super aula ao vivo que vai acontecer dia 11 de junho às 19:00h. Esta aula tem um valor de R$14,90, no qual vamos doar os valores arrecadados para as pessoas em vulnerabilidade social.

Venha obter conhecimento, pois neste momento que estamos passando ele é essencial e  vai te ajudar a garantir sua estadia no mercado de trabalho e te levar para o próximo passo.

O conhecimento que te trouxe até aqui, não é o mesmo que vai te levar para onde você deseja chegar. 

Espero você na aula “Vender é uma ciência”, clique na imagem abaixo e garanta sua participação. 

Abraço Fraterno,

Mariele Firmino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *