fbpx

Drone Deploy: nova configuração de câmera

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente sabemos que as especificações da câmera do drone são fatores primordiais para a realização de um plano de voo. Por ele conseguimos ter informações como distância focal e tamanho do sensor e do pixel, que são fundamentais para o cálculo de altura de voo e do tamanho do GSD.

Com as informações do tamanho do pixel e distância focal (f) da câmera, é possível estabelecermos a altura de voo (H’) necessária para obtermos o nível de detalhamento desejado (tamanho do GSD), a partir da seguinte relação:

Fórmula para o cálculo da altura de voo, levando-se em consideração o tamanho do GSD

Onde:

  • H’: altura de voo;
  • F: distância focal;
  • GSD: tamanho do GSD (tamanho do pixel no terreno);
  • tam_pixel: tamanho do pixel;

Até pouco tempo atrás, o Drone Deploy, aplicativo mais utilizado para planejamento de voo, sempre utilizou apenas as especificações do Phantom 4 Pro para as configurações de seus parâmetros de voo, tendo como principal consequência a necessidade do cálculo manual da altura de voo para GSD desejado, porém em uma recente atualização do aplicativo, foram incluídas diversas câmeras dos drones da DJI, facilitando toda essa etapa do planejamento do voo. Segue abaixo a lista das 30 câmeras incluídas no aplicativo:

Mavic Pro Camera Phantom 3 4K Camera Phantom 4 Pro Camera Zenmuse X5 – OLYMPUS M.45mm F1.8 Zenmuse X5S – OLYMPUS M.45mm F1.8
Mavic 2 Enterprise Camera Phantom 3 Advanced Camera Phantom 4 Pro V2 Camera Zenmuse X5R – DJI MFT 15mm F1.7 ASPH Zenmuse X7 – DJI DL-S 16mm F2.8 ND ASPH
Mavic 2 Enterprise Dual – Thermal Phantom 3 Professional Camera Zenmuse X3 Zenmuse X5R – M.ZUIKO DIGITAL ED 12mm F2.0 Zenmuse X7 – DJI DL 24mm F2.8 LS ASPH
Mavic 2 Pro Camera Phantom 3 Standard Camera Zenmuse X4S Zenmuse X5R – OLYMPUS M.45mm F1.8 Zenmuse X7 – DJI DL 35mm F2.8 LS ASPH
Mavic 2 Zoom Camera Phantom 4 Camera Zenmuse X5 – DJI MFT 15mm F1.7 ASPH Zenmuse X5S – DJI MFT 15mm F1.7 ASPH Zenmuse X7 – DJI DL 50mm F2.8 LS ASPH
Mavic Air Camera Phantom 4 Advanced Camera Zenmuse X5 – M.ZUIKO DIGITAL ED 12mm F2.0 Zenmuse X5S – OLYMPUS M.12mm F2.0 Zenmuse XT
         

Esta nova opção se encontra no último item das configurações avançadas (Advanced Setting).

Configurações avançadas no Drone Deploy

Segue abaixo uma comparação dos parâmetros utilizando-se os drones Mavic 2 Pro e Phantom 4 Pro e Phantom 3 4K para uma mesma área, com as mesmas sobreposições longitudinais e laterais, considerando um GSD de 2,7 cm.

Parâmetros para o Mavic 2 Pro
Parâmetros para o Phantom 4 Pro
Parâmetros para o Phantom 3 4K

Perceba que, para um mesmo tamanho de área (Hectares), tendo-se em vista o mesmo tamanho de GSD (Resolution), a quantidade de imagens (Images) para o Phantom 3 4K é quase o dobro da quantidade de imagens do Mavic 2 Pro. Isto ocorre basicamente pelo fato da distância focal do Mavic 2 Pro ser mais que o dobro do Phantom 3, o que possibilita em uma mesma área obter o mesmo nível de detalhamento, voando mais alto, capturando menos imagens e consequentemente tendo uma maior produtividade em seu processamento.

Já conhece o nosso e-book Guia Rápido Drone Deploy? Neste e-book iremos apresentar de forma simples e objetiva como você configura o seu DJI Phantom para
realizar voos automatizados para aerofotogrametria.

Para baixar é só clicar na imagem abaixo, aproveite!

8 Comentários


  1. Boa tarde, eu li os materias sobre o dronedeploy e comecei a usar o aplicativo, mas estou tendo um problema que é, sempre que ele me da uma estimativa de tempo da missão e número de imagens ele acaba sendo bem abaixo da realidade, fiz um voo de 230 hectares que rendeu 1150 fitos, algumas pessoas que usam outros aplicativos acham que foi fotos demais, queria saber se no DD ele faz a missão em Double Grid?

    Responder

    1. Razoável o número de fotos, mas o número de fotos não tem relação somente com o tamanho da área.

      O que vai determinar o número de fotos como a matéria acima diz, é a distância focal do seu drone, a altura que você está voando e a sobreposição que está utilizando. Estes fatores resultará no número de fotos.

      Responder

  2. Boa noite. Estou tendo problemas com o Dronedeploy. Depois da nova versão o APP ficou lento e quando offline demora muito a abrir. Já terei em outro aparelho e o problema continua. Gostaria de saber se alguém sabe alguma solução ou configuração para ajudar nisso.

    Responder

    1. Olá Matheus, tudo bem?
      Usualmente essa nova configuração é utilizada durante a realização do plano de voo, o qual normalmente é feito no computador, e então, posteriormente você utilizará o app do DroneDeploy em um celular ou tablet para realizar o voo em campo de acordo com o plano de voo feito anteriormente.
      Sendo assim, teste a nova funcionalidade em um computador, acredito que funcionará.
      Caso você tenha interesse em aprender mais sobre, é só acessar o link: http://conteudo.droneng.com.br/guia-rapido-drone-deploy

      Abraços, Suporte Técnico.

      Responder

  3. Olá, tenho algumas dúvidas quanto ao DroneDeploy:
    1) Se o drone perder o sinal durante a missão ele retorna ao ponto de decolagem?
    2) Se a bateria estiver acabando ele retorna ao ponto de decolagem?
    3) Se eu levantar vôo com o drone e a missão estiver muito longe (exemplo: 5 km) e o alcance do drone é de 4 km, oque vai acontecer?
    Nunca passei por isso mas são dúvidas que tenho. Obrigado.

    Responder

    1. Bom dia Dener, tudo bem?
      Se o seu Drone perder o sinal geralmente como já foi passado o plano de vôo ele continuará a missão e em seguida retornará ao home point, no momento da volta geralmente ele já capta o controle novamente, porém alguns casos ele pode não voltar.
      Quando a bateria estiver acabando estará indicado no controle a porcentagem de bateria restante, então você pode apertar no “home point” para o Drone retornar, a fabricante normalmente define um porcentagem mínima de bateria, quando esse mínimo for atingido o Drone retorna.
      É arriscado realizar uma missão mais longe do que o alcance do Drone, lembrando que esse alcance é o raio partindo do “home point”. Então o indicado é que você esteja próximo da sua missão para evitar algumas adversidades, e até mesmo perder o seu equipamento.
      Abraços, suporte técnico.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *