Tempo de leitura: 2 minutos
Você já viu aqui em nosso blog o passo a passo de um processamento fotogramétrico de voo linear e sua importância tanto para projetos de rodovia, como em projetos de linha de transmissão.
Nesta matéria vamos mostrar para vocês as diferenças e semelhanças dessa metodologia de planejamento, para a convencional. Vamos lá?!
1. Delimitação da área de interesse – Google Earth
O processo de delimitação da área de interesse utilizando-se o software Google Earth, é bem parecido, tirando o fato de que, para o planejamento de corredor (linear), como o próprio nome já diz, será em cima de feições lineares, ou seja, deverá ser feito o traçado do eixo desejado, diferentemente do método convencional, em que a área de interesse é delimitada por uma região mais retangular.


2. Modo de planejamento de voo – DroneDeploy
No DroneDeploy, quando importamos a área de interesse para o método de planejamento convencional, é possível observar que, é criada uma quantidade excessiva de linhas de voo, passando por regiões que não são de interesse.
Já quando importamos o eixo da feição linear de interesse e utilizamos o método correto de planejamento (Linear Flight Plan), conseguimos observar que são criadas linhas de voo exatamente paralelas ao eixo desejado, possibilitando assim o mapeamento apenas da região de interesse.




3. Produtividade
O terceiro e último ponto que vamos destacar aqui é em relação a produtividade adquirida utilizando-se a extensão e metodologia do plano de voo linear.
Ao analisarmos ambos os planos é possível observar que, ao utilizar o modo linear o tempo de voo é reduzido drasticamente em aproximadamente 75%, tendo-se em vista que o modo convencional não segue exatamente o eixo desejado, adquirindo-se assim imagens de áreas que não são de interesse, e consequentemente tendo que utilizar muito mais baterias (3 vezes a mais).


Vale ressaltar que, para este estudo foi utilizado uma rodovia de 5,6 quilômetros, com ambos os planos contendo sobreposição longitudinal e lateral de 80% e altura de voo de 120 metros.
Para saber mais sobre o aplicativo DroneDeploy: https://blog.droneng.com.br/drone-deploy-saiba-tudo/
Semana de aulas Topografia com Drones
Já soube da semana de conteúdo que a Droneng disponibilizou? Pois é, foram 10 conteúdos sobre Topografia com Drones que você consegue acessar quando quiser.
Para qualquer dúvida é só entrar em contato, estamos à disposição.
Venha para o time de alunos Droneng! Estamos te esperando por aqui.
Link permanente
Nem no app e nem na página a opção linear está liberada.
Link permanente
Olá, Edvaldo. Tudo bem?
Infelizmente, atualmente, a opção de voo linear no Drone Deploy está disponível apenas para as contas pagas.
att.
Link permanente
na minha conta no dronedeply, a ferramento de voos lineares não está disponível. Acredito que seja apenas para contas novas.
Link permanente
Olá, Domenico. Tudo bem?
Atualmente, infelizmente, esta opção está disponível apenas para as contas pagas.
att.
Link permanente
Bom dia. É possível usar a opção siga-me para realizar levantamento para geração de curvas de níves em estradas.
Link permanente
Olá, Guilherme. Tudo bem?
Não não. Os levantamento aerofotogramétricos são realizados todos com voos automatizados.
Abraço
Link permanente
Olá Manoel,
Você tem alguma informação referente à opção de voo linear estar relacionada com a necessidade de o app estar conectado à internet? Porque faço o planejamento linear online, porém quando acesso o app no modo offline não aparece a extensão do app de voo linear e, consequentemente, não é possível executar a missão planejada.
Estou sempre acompanhando o blog, muitas informações valiosas por aqui!
Link permanente
Olá Caique, tudo bem?
Por enquanto, opção “Linear Flight Plan” do DroneDeploy requer conexão com a internet, infelizmente.
Abraços, Suporte Técnico.