Drones: redução de custos para produtores agrícolas

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao longe, um Drone multirotor paira a 50 metros acima do solo capturando imagens do campo abaixo. O operador treinado manobra a embarcação não tripulada permitindo que a câmera infravermelha especialmente formatada capture rapidamente as imagens abaixo. Para os produtores, esse cenário está rapidamente se tornando uma alternativa ao método antiquado de andar nos campos, na esperança de reunir informações sobre as culturas a partir do zero.

 

De acordo com o Dr. Kevin Price, vice-presidente executivo de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento de Tecnologia em Sistemas na Roboflight, enquanto a capacidade de ver o mundo de um ponto de vista aéreo é emocionante, o valor real torna-se aparente nos dados significativos extraídos daquelas imagens. Uma foto aérea é apenas uma simples imagem atraente se nenhuma correlação pode ser feita entre o que a câmera registra com as experiências de agricultores na época da colheita.

drones

 

Equipe de pesquisa da RoboFlight tomou um interesse particular, não só na produção de veículos aéreos não tripulados, mas no fornecimento de inteligência acionável para os produtores. O fascínio de voar acima dos campos é indiscutível. No entanto, para aqueles com experiência em sensoriamento remoto como Price, as “imagens bonitas” tomadas de cima não têm sentido sem interpretação de especialistas.

 

O conceito não é necessariamente rebuscado. Um padrão na indústria médica, as tecnologias de imagem que se estendem para além do âmbito do olho humano são usados para detectar a doença e inconsistências dentro do corpo humano. Da mesma forma, as imagens infravermelhas capturadas a partir de sistemas aéreos não tripulados podem detectar o estresse da planta causado a partir de uma série de fatores. A aplicação dessas tecnologias de diagnóstico em agricultura de precisão, ainda emergente, tem a capacidade de aumentar a produção e os lucros.

 

Agrônomo ou produtor, bem como um médico, pode olhar para imagens que após processadas criam uma representação precisa da área a ser examinada. Dentro de poucos dias ou mesmo horas após o voo, um mapa de índice de diferença normalizada (NDVI) é produzido, permitindo que o produtor veja o seu campo inteiro no contexto.

 

Então Price explica, as plantas que estão em perigo pode comunicar sua condição através de suas características espectrais, sinais que normalmente não são observáveis para os produtores, porque eles são detectados além do espectro de luz visível ou de difícil acesso fisicamente em certas áreas do campo. Muitas vezes, é no final da estação de crescimento que uma cultura, aparentemente dentro do cronograma, à primeira vista, pode render muito menos do que o esperado na época da colheita.

 

A detecção precoce do estresse das plantas permite que um produtor ajuste sua prescrição de fertilizantes para equilibrar áreas com deficiência de nitrogênio. Eles receberiam um mapa de dados exportáveis que poderia então ser consumido dentro de seus equipamentos com GPS ou outro sistema de gestão agrícola.

 

Em casos de infestações de insetos ou outras, a aplicação de herbicidas em áreas-alvo cuidadosamente zoneadas não só impede a disseminação de áreas doentes, mas fornece a economia de custos e de tempo para o produtor. Além disso, a perda de colheitas e outros impactos ambientais devido à aplicação de herbicidas sobre a área são muito reduzidos.

 

Estes benefícios estão se tornando rapidamente aparentes para aqueles que experimentaram esta tecnologia. Price citou um projeto recente envolvendo uma infestação canadense em um pivô de milho de 120 acres. RoboFlight recebeu imagens aéreas do produtor para fins de pesquisa, na esperança de observar onde a praga tinha se espalhado. O agricultor passou a tratar o campo inteiro como é de costume aplicando herbicida indiscriminadamente.

 

Ao visualizar as imagens aéreas processadas, especialmente na cor infravermelha, a equipe de pesquisa da RoboFlight foi capaz de classificar o que era milho e o que era praga. Depois de confirmar os resultados com pesquisa em nível de campo, ficou claro que menos de um acre de seu lote de milho de 120 acres na verdade tinha sido afetado pelas espécies invasoras.

 

E enquanto a redução de custos com herbicida por si já teria sido significativa, o produtor também teria evitado a perda de safra que resultou de ventos fortes. De acordo com Price, cerca de 25% da safra de milho foi perdida num piscar de olhos onde o agrônomo atribuiu a um enfraquecimento da haste do milho, que é muitas vezes um efeito colateral do herbicida.

 

“Se o agricultor só tinha aplicado o herbicida às áreas afetadas, as despesas teriam sido reduzidas e seus rendimentos teriam sido muito maiores”, disse Price. “Como se vê, ele perdeu cerca de US$ 18.000 de lucros. Se este tipo de inteligência fosse usado regularmente, um agricultor pode ver rapidamente os benefícios para esses produtos”.

 

O Price é rápido ao notar que os recursos como fertilizantes e herbicidas podem ser economizados com perspectivas aéreas, talvez o mais básico de todos os recursos: a água. Sistemas de irrigação, uma necessidade na agricultura, também podem ser monitorados. Drones equipados com câmeras de vídeo pode identificar as áreas onde um sistema de irrigação pode precisar de reparos, voando perto o suficiente para ver a localização precisa e o problema. E ao analisar um mapa NDVI de imagens infravermelhas, o estresse da planta podem indicar as áreas que não recebem água adequada.

 

Alternativamente, as cheias podem ser detectadas em zonas saturadas. Isto é de particular interesse para os olheiros da colheita no setor de seguros. Relacionados ao clima, os danos podem ser avaliados profundamente dentro dos limites de um campo, dando uma representação mais precisa das perdas do que os métodos atuais permitem.

 

“Os Drones vão revolucionar a forma como o trabalho é feito na agricultura. A agricultura de precisão nunca mais será a mesma”, disse Price. “Eu não iria esperar para chegar em minhas mãos esta tecnologia. Em dez anos, cada produtor poderá usá-la”.

Fonte: Linkedin

CALL_INFOGRÁFICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *