Nicho de mercado: como definir para começar a trabalhar com Topografia com Drones?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem dúvidas de como definir um nicho de mercado para começar a trabalhar com Topografia com Drones? Se sim, fica comigo que nesta matéria que eu vou trazer 6 pontos importantes que você deve levar em consideração na sua análise.

Olá, meu nome é Manoel Neto, eu sou engenheiro cartógrafo e fundador da DronEng – Drones e Engenharia, a primeira e maior escola de topografia com drones do mercado.

Nesta matéria eu vou trazer 6 pontos importantes para você levar em consideração na hora de escolher um nicho para atuar com topografia com drones.

Ponto 1: Experiência

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao escolher um nicho é a sua experiência neste segmento. Por exemplo, se você já trabalhou em algum mercado específico, mesmo que não seja na parte técnica ou operacional, você já entende a dinâmica do mercado e possivelmente já sabe quais são as dores dos clientes e quais os tipos de soluções você pode oferecer para solucionar essas dores.

Para abrir um negócio o objetivo número 1 é você identificar uma oportunidade, que nada mais é que solucionar um problema específico, quando você já tem experiência, esse background vai te ajudar neste processo acelerando a sua entrada no mercado.

Ponto 2: Networking

Networking nada mais é que sua rede de contatos e isso é de extrema importância, pois inicialmente a principal dificuldade é conseguir fechar o primeiro projeto. O mercado não conhece sua empresa, portanto, ter alguém que faça uma ponte e abra as primeiras portas é muito importante no início.

Lembrando que você deve movimentar o seu networking ativamente, as pessoas não vão adivinhar que você abriu um negócio e vão te procurar, você precisa se posicionar para os seus contatos, além disso, um detalhe muito importante é que o networking tem que ser uma via de mão dupla, não adianta você procurar as pessoas somente quando precisa, procure ajudar primeiro, se colocar à disposição, para depois pedir algo em troca.

Em resumo, pense em algum amigo ou conhecido que trabalhe em alguma empresa e conseguiria uma reunião pra você apresentar suas soluções, ou até mesmo uma oportunidade de um projeto piloto.

Ponto 3: Região

Inicialmente procure mercados que possuem demandas na sua região, como você está no início do negócio isso vai diminuir os seus custos com logística fazendo com que você ofereça soluções com maior custo e benefício. Isso vai permitir que você feche com mais facilidade o seu primeiro projeto, além disso, regionalmente é mais fácil você encontrar algum conhecido para te ajudar.

Ponto 4: Potencial

Quanto maior o número de pessoas ou empresas que possuem o problema que você resolve, maior será o seu mercado de atuação, então, ao analisar os segmentos identifique aquele com maior potencial para você iniciar a sua operação, isso vai aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Existem dois caminhos para você analisar potencial: um é a quantidade de oportunidades que podem ser geradas; e o outro é o valor agregado da solução, pois, se você consegue cobrar mais pelo serviço, mais lucrativo será o seu negócio.

Ponto 5: Estrutura

Alguns nichos vão exigir drones mais robustos, câmeras específicas e isso vai encarecer o seu negócio, sendo necessário um investimento inicial maior. Dê prioridade para os mercados que você consiga oferecer soluções com drones comuns com câmeras RGB, depois com o tempo quando você começar a rentabilizar o seu negócio você investe em novos equipamentos para entrar em novos mercados.

E por último e não menos importante: a dificuldade.

Estude qual o nível de dificuldade na geração da solução que o mercado exige, muitas vezes o mercado possui um grande potencial, mas a solução necessária é complexa, como você está no início é importante escolher soluções menos complexas para iniciar, depois quando você já tiver experiência e resultados em determinado nicho é o momento de ir para o próximo desafio.

Mas tome muito cuidado para não querer dar um passo maior que suas pernas e colocar em risco a saúde do seu negócio.

Aqui estão os 6 pontos que eu considero mais importantes na hora de analisar um nicho de mercado. E você, tem algum outro que eu não citei aqui? Se sim, deixe nos comentários aqui embaixo.

E não esqueça de compartilhar essa matéria com algum outro amigo do mercado ou grupos profissionais, assim mais pessoas poderão se beneficiar deste conteúdo.

Muito obrigado pela sua atenção e até o próximo drone minuto.

Quer conhecer mais sobre o Curso Presencial da DronEng? Clique na imagem abaixo e vamos lá! Não perca tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *