fbpx

RTK e PPK: com este sistema de correção preciso usar pontos de apoio?

Tempo de leitura: 4 minutos

Na última matéria eu expliquei tecnicamente como é a correção RTK e PPK e fiz uma comparação com a correção por ponto de apoio. Se você ainda não leu, clique aqui neste link e aproveite.

Olá, meu nome é Manoel Neto e eu sou fundador da DronEng Drones e Engenharia, o primeiro centro de capacitação de topografia com drones do Brasil e maior da América Latina, nós já capacitamos mais de 16.350 alunos até o momento.

Neste drone minuto eu vou responder uma dúvida muito comum que recebemos aqui na DronEng: se eu utilizar o sistema de correção RTK ou PPK eu preciso usar pontos de apoio?

Como já foi abordado durante essa série de vídeos sobre tipos de correções, a função principal de um método de correção é aumentar a precisão e acurácia do projeto, e isso é feito para conseguir garantir que o projeto atenda os requisitos técnicos exigidos no escopo. Então, para responder essa pergunta, você primeiro deve saber qual o nível de qualidade é possível alcançar com a tecnologia e se a mesma atende o requisito técnico do projeto.

Primeiramente, qual a precisão e acurácia alcançada com o método RTK? A resposta é relativa pois vai depender do GSD e de como foi executado o projeto, mas para não ficar em cima do muro na resposta eu vou falar mais ou menos em uma escala, você vai conseguir através do método de 5 a 15 cm de acurácia, isso vai depender do relevo já que o sistema depende da transmissão via rádio e da qualidade dos dados da base que estão sendo transmitidos para o rover que no caso é o drone.

Já no método PPK como os dados são pós-processados após o voo é possível alcançar uma acurácia maior podendo chegar entre 3 a 10 cm, mas vale ressaltar que para atestar essa qualidade você deverá utilizar pontos de verificação. O recomendado é você pegar o sistema fazer alguns testes com ele pra ter uma ideia de qual é a média de resultado alcançado com o mesmo, assim você terá um padrão inicial que poderá adotar em seus projetos.

Lembrando que você pode utilizar uns 3 ou 4 pontos de apoio distribuídos de forma estratégica no projeto e melhorar a acurácia final.

Agora respondendo a pergunta, utilizando estes métodos de correção não precisamos utilizar pontos de apoio em solo?

Uma coisa é fato, a utilização destes métodos diminui a quantidade de pontos em solo, agora para eliminar o uso vai depender de qual acurácia está sendo exigida no escopo do projeto se ela estiver dentro da margem de erro citado anteriormente. Pode ser que você não precise utilizar, porém, como foi dito para comprovar essa precisão seria necessário alguns pontos de verificação.

 

 

Um ponto muito importante que você deve levar em consideração sempre é o custo e benefício, pois um drone com um sistema RTK ou PPK possui um custo, pois além do sistema integrado ao drone você vai precisar de um receptor GNSS para utilizar como base em campo, portanto, você precisa analisar se este investimento vale à pena para os tipos de projetos que você executa.

Por exemplo, se você executa projetos em áreas de difícil acesso em campo e por isso a coleta de pontos de apoio é complexa e demorada e consequentemente cara, compensa investir num sistema como este, ou por exemplo, se você trabalha com mapeamento de estradas e rodovias e o uso do sistema vai fazer com que você diminua a quantidade de pontos em solo diminuindo assim os custos do projeto, entre outros exemplos.

Como você pode ver, é sempre muito importante analisar caso a caso antes de investir em uma tecnologia sempre analisando o retorno que a mesma trará para os seus projetos.

Espero que você tenha gostado desta matéria, caso tenha ficado alguma dúvida ou queira complementar o que foi dito aqui é só deixar nos comentários aqui embaixo.

Até o próximo drone minuto.

E, se precisar entrar em contato com algum de nossos especialistas para conhecer mais sobre nossas capacitações e ter mais informações sobre isso, clique na imagem abaixo e aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *