Curso Online Topografia com Drones Ambiente Urbano e Rural: tire suas dúvidas

Tempo de leitura: 7 minutos

Já ouviu falar dos dois principais Cursos Online da Droneng: Topografia com Drones em Ambiente Urbano e Topografia com Drones em Ambiente Rural?

Leia esta matéria, saiba um pouquinho mais sobre cada um desses cursos, como funciona o suporte técnico do aluno e quais são as principais dúvidas que geralmente nos enviam sobre esses conteúdos.

Curso Online Topografia com Drones em Ambiente Urbano

O ambiente urbano é considerado um terreno complexo para o mapeamento aéreo devido a suas características acidentadas. A cidade é um ambiente heterogêneo, sendo que possui diversos elementos distintos em seu espaço como prédios, casas, árvores, carros em movimento, etc, o que a torna mais difícil de ser mapeada se comparada com áreas rurais.

Pensando nessa dificuldade, foi criada uma metodologia específica para este tipo de terreno.

Primeiro, para entender como é possível obter a representação tridimensional do terreno utilizando imagens aéreas obtidas através dos drones, é preciso entender a ciência por trás dessa tecnologia.

Por isso, o curso apresenta uma abordagem teórica sobre a Fotogrametria e os principais parâmetros que é necessário entender para realizar um mapeamento aéreo de qualidade, além de aplicações na gestão pública dos produtos gerados a partir do mapeamento aéreo utilizando drones.

Curso Online Topografia com Drones em Ambiente Rural

A Topografia é base para qualquer projeto de engenharia que tem como objetivo realizar algum estudo ou interferência no terreno, porém a sua execução é um tanto quanto complexa e alguns problemas são recorrentes como gestão da equipe de campo, erro de fechamento da poligonal, pontos coletados incorretamente, etc.

Repare que todos esses erros são relacionados ao trabalho de campo que na topografia convencional corresponde a cerca de 70% do sucesso do projeto.

Já na Topografia com Drones esses problemas são eliminados, pois a partir das imagens aéreas é possível ter maior detalhamento no terreno, evitando erros relacionados a coleta de pontos.

Na fotogrametria o trabalho de campo representa cerca de 30% do sucesso do projeto, sendo o processamento de dados a maior parcela.

Este curso foi desenvolvido pensando em um usuário básico que não tem conhecimento prévio a respeito da área de mapeamento aéreo com drones. Com as aulas é possível aprender desde a configuração do equipamento, planejamento do voo, processamento dos dados, geração dos produtos cartográficos até a análise de qualidade.

Suporte ao curso

Aqui na Droneng nós temos um departamento próprio para dar o suporte necessário aos alunos que estão em aprendizado.

Qualquer um dos dois cursos citados acima confere ao aluno um ano de suporte com os nossos Engenheiros.

Neste suporte são sanadas as dúvidas técnicas dos alunos, referentes ao conteúdo que é explanado no próprio curso.

A cada pergunta enviada o suporte tem até 24h úteis para responder.

Principais dúvidas

Separamos algumas dúvidas enviadas ao nosso suporte, tanto do Curso Online de Topografia com Drones em Ambiente Urbano quanto do Curso Online de Topografia com Drones em Ambiente Rural.

Acompanhe:

  1. Qual o GSD ideal para o meu projeto?

Em aplicações urbanas o GSD costuma ser menor, os mais utilizados são 3cm, 5cm e 7cm. Essa escolha está baseada no nível de detalhamento, como as áreas urbanas apresentam muitas feições e uma das aplicações é a identificação de lotes e telhados, o detalhamento dessas feições precisa ser alto.

Já para aplicações em áreas rurais o GSD adota é amior, como 7cm, 10cm e 15cm. Como as feições são mais homogêneas nessas regiões o nível de detalhamento para certas aplicações pode ser menor.

Saiba mais em: https://blog.droneng.com.br/gsd/

  1. O meu drone é compatível com o aplicativo Drone Deploy?

Mesmo sendo vários equipamentos suportados pelo aplicativo, algumas exceções geram essa dúvida frequente. A imagem a seguir lista todos os drones em que esse compatibilidade é possível.

Para saber mais acesse o link: https://support.dronedeploy.com/docs/supported-drones-recommended-drones

  1. Por que as fotos não são alinhadas em alguns projetos?

Esse problema geralmente acontece ao representar regiões com feições homogêneas, como matas, corpos d’água, culturas agrícolas, grandes extensões de areia, entre outros. Devido à semelhança entre as fotos capturadas nessas regiões, o Agisoft Metashape não consegue encontrar os pontos homólogos (pontos semelhantes) nas imagens e isso faz com que elas não sejam alinhadas. Infelizmente, esse é um problema dificilmente resolvido através do software e, na grande maioria dos casos, é necessário refazer o voo.

E quais são os procedimentos para não ter mais esse problema? Nas áreas homogêneas você pode aumentar a altura de voo e consequentemente o valor do GSD do seu projeto, tornando mais fácil a identificação dos pontos homólogos pelo software, pois terá menos detalhamento e assim irá evitar os buracos e falhas nos seus modelos e no ortofotomosaico.

Saiba mais sobre isso em: https://blog.droneng.com.br/buracos-no-ortofotomosaico-como-evitar/

  1. Sobreposição de fotos para áreas rurais e urbanas.

Para os diferentes cenários de voo, existem diferentes valores de sobreposição das fotos que vão ser tiradas. Isso acontece porque em áreas urbanas a presença de pequenos detalhes é muito mais recorrente do que nas áreas rurais, sendo necessário um valor maior de sobreposição lateral para captar todas as feições existentes.

Recomendamos os seguintes valores:

  • Área urbana

Sobreposição longitudinal: 80%

Sobreposição lateral: 80%

  • Área rural

Sobreposição longitudinal: 80%

Sobreposição lateral: 60%

  1. Quando é necessário utilizar pontos de apoio?

É necessário utilizar pontos de apoio em projetos que necessitem de acurácia posicional, ou seja, quando o objetivo é adquirir coordenadas de feições pontuais, lineares ou poligonais.

Exemplo: uma cerca medindo 5cm, caso eu não utilize pontos de apoio essa cerca ainda terá 5cm, entretanto ela pode estar variando metros de onde ela realmente está localizada, ou seja, caso eu queira as coordenadas do início e do fim da cerca essas coordenadas estariam com um erro posicional.

Saiba mais em: http://conteudo.droneng.com.br/e-book-guia-definitivo-de-pontos-de-apoio

  1. Como é realizada a distribuição dos pontos de apoio?

Assim como a sobreposição de fotos, a distribuição dos pontos de apoio também é diferente para áreas rurais e áreas urbanas. No primeiro caso a quantidade de pontos é inferior devido ao cenário não muito complexo (na maioria das vezes); já nas áreas urbanas isso ocorre de forma contrária.

Recomendamos alguns critérios básicos para serem seguidos no momento de planejar os pontos de apoio, válidos para áreas rurais e urbanas:

  • Colocar pontos na extremidade da área mapeada;
  • Colocar pontos em locais onde há grande variação de altitude no terreno;
  • Colocar pontos nas sobreposições entre os voos, em caso de múltiplos voos;
  • Distribuir os pontos de forma homogênea em toda área mapeada;
  • Distribuir pontos de verificação.

Saiba mais em: http://conteudo.droneng.com.br/e-book-guia-definitivo-de-pontos-de-apoio

  1. Qual o melhor drone para projetos em áreas rurais? E para projetos em áreas urbanas?

É importante ressaltar que não existe um modelo de drone melhor que o outro, e sim projetos que se encaixam em determinados tipos de equipamentos.

Normalmente utiliza-se bastante o drone de asa fixa para projetos realizados em áreas grandes, devido a sua autonomia de voo. O equipamento multirotor é utilizado em áreas menores, mas tudo depende do objetivo final do projeto.

Saiba mais sobre isso em: https://blog.droneng.com.br/drones-para-mapeamento-aereo-qual-modelo-comprar/

  1. Preciso fazer apenas um curso, qual dos dois devo escolher?

Nesse caso recomendamos que faça o curso de Topografia com Drones em Ambiente Urbano. Devido ao cenário um pouco mais complexo e detalhado, o processo fotogramétrico se torna um pouco mais complicado, capacitando o aluno para fazer o mesmo no cenário rural, que na teoria é mais simples.

Curso Presencial Mapeamento de Estradas

A novidade do ano de 2020 na Droneng é o Curso Presencial de Mapeamento de Estradas e Linhas de Transmissão.

Sabendo como um projeto como esse possui muitas peculiaridades, desenvolvemos uma metodologia específica para isso, abordando aspectos relacionados ao planejamento de voo, distribuição dos pontos de apoio e processamento fotogramétrico.

Clique na imagem abaixo para ter mais informações sobre o curso e reserve sua vaga. Estou te esperando nesta nova imersão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *