5 usos surpreendentes para os drones no futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

drone

 

Os drones podem ser a próxima grande revolução tecnológica a varrer o mundo.

 

Essas máquinas voadoras robóticas estão agora a ser utilizadas para fins que vão muito além do reino secreto dos militares.

Fotógrafos têm sonhos grandiosos de usar drones para capturar impressionantes vistas aéreas, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos, introduziu a ideia de usar drones para entregar mercadorias a compradores online.

Mas, ao longo da próxima década, esses tipos de drones podem vir a tornar-se uma parte do que alguns prevêem vir a tornar-se uma multibilionária indústria global.

Enquanto isso, aqui estão algumas das maneiras surpreendentes com que os drones poderão vir a ser usados em todo o mundo.

5. Agricultura

drone_agricultura

No Japão, drones de estilo helicóptero projetados pela Yamaha Motor Company têm vindo a reduzir os custos operacionais em fazendas de trabalho desde o início de 1990. Os drones RMAX controlados por rádio são utilizados para pulverizar plantações com fertilizantes e pesticidas.

O uso dos drones dá aos agricultores uma alternativa mais acessível ao uso de aviões tradicionais. Os aviões não tripulados são trabalhadores eficientes, e uma vez que podem pairar baixo no chão, são capazes de realizar um trabalho mais preciso.

4. Arqueologia

drone_arqueologia

 

Uma equipa de arqueólogos descobriu estruturas pensadas ser de uma antiga aldeia indígena no Novo México usando drones equipados com câmeras de detecção de calor. As imagens térmicas permitiram aos pesquisadores ver debaixo do chão do deserto, ajudando a localizar as estruturas enterradas.

3. Trabalho humanitário

drone_trabalho_humanitario

Pesquisadores da Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia de Harvard-MIT estão a desenvolver drones que podem entregar vacinas e outros suprimentos médicos essenciais em locais remotos do mundo em desenvolvimento.

Em janeiro de 2014, o projeto ganhou uma doação de US $ 100.000 da Fundação Bill e Melinda Gates. A Matternet Inc., uma empresa de tecnologia, está a trabalhando num empreendimento semelhante para projetar aviões capazes de transportar suprimentos para áreas remotas que são inacessíveis por estradas.

2. Expandir acesso à internet

drone_internet

Em março de 2014, o gigante de mídia social Facebook comprou a empresa Ascenta, que produz drones alimentados a energia solar. Mark Zuckerberg, presidente-executivo da empresa, tem defendido uma iniciativa que visa estender o alcance da Internet em todo o planeta.

O Facebook pretende usar drones de alta altitude, como parte de uma rede de satélites, drones e lasers que podem levar a internet a comunidades remotas a partir do céu. Em abril de 2014, a Google comprou a sua própria empresa de drones movidos a energia solar: Titan Aerospace.

Embora a Google não tenha tornado o seu projecto público, os comentadores de tecnologia dizem que os drones da Titan Aeroespace provavelmente serão usados para levar o acesso à Internet a partes do planeta sem acesso seguro à web.

1. Entregar alimentos

drone_entrega_alimentos

Quando uma startup anunciou planos para usar drones para entregar tacos aos seus clientes, os amantes de comida ficaram alegres.

Infelizmente, a Administração Federal de Aviação está a bloquear o chamado Tacocopter de levantar, pelo menos até os regulamentos serem formalmente emitidos em 2015 para drones privados e comerciais.

Ainda assim, o empreendimento inteligente oferece um vislumbre dos serviços inovadores que podem sair da indústria dos drones comerciais.

Fonte: Ciência Online

 

 Veja nossos resultados em um projeto de sucesso!

 

drone_agricultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *