Autocad Civil 3D: Manipulação de nuvem de pontos e geração de modelo de superfície

Tempo de leitura: 3 minutos

Leia a matéria e tenha mais informações sobre o Autocad Civil 3D: Manipulação de nuvem de pontos e geração de modelo de superfície.

Avanço da tecnologia

Hoje, graças ao crescente avanço da tecnologia, não precisamos mais ficar reféns de apenas um software ou um único sistema, até porque há diversas soluções para os mais variados tipos de serviços.

Existe uma infinidade de opções para os mais exigentes clientes e profissionais. Alguns decidem trabalhar com tal ferramenta, pois já tem certa familiaridade e outros preferem investir tempo e mergulhar em algo novo e surpreendente.

Para atender a demanda desses profissionais e ampliar seu leque de opções, a integração entre softwares tem crescido substancialmente e dado a todos, oportunidade de crescer a fim de competir no mercado de trabalho.

Se você então, trabalha com drones, faz mapeamento aéreo ou ainda trabalha com nuvem de pontos para melhor detalhamento dos seus levantamentos, pode sim manipular seus dados de maneira simples, precisa e acurada nos softwares da Autodesk.

Os softwares da Autodesk Autocad Civil 3D e o ReCap tem sido fundamentais nesse processo de migração. E sua versão de 2016 conta com uma excelente e potente ferramenta para importação e manipulação de nuvem de pontos de maneira fácil e intuitiva.

Desde 2009 a Autodesk repaginou sua interface e mudou das antigas barras em menus para as Ribbons que organizam as linhas de trabalho.

https://blog.droneng.com.br/wp-admin/_wp_link_placeholder

Na Ribbon Insert vemos que há uma parte especial para a importação de nuvem de pontos onde temos duas opções:  a primeira vai nos levar diretamente para o Autodesk ReCap e a segunda opção é onde podemos importar arquivos de nuvem de pontos para a área de desenho.

Selecionando a nuvem de pontos, a Ribbon contextual Point Cloud é aberta. Nesta parte podemos configurar uma série de elementos da nossa nuvem tais como tamanho do ponto, nível de detalhamento, tipos de visualização, entre outros.

https://blog.droneng.com.br/wp-admin/_wp_link_placeholder
Área de desenho e Ribbon contextual Point Cloud

Após a importação e a configuração dos pontos, na Ribbon home, no espaço Create Ground Data, na aba Surfaces, temos a opção de criar uma superfície a partir de uma nuvem de pontos.

autocad-civil-3d
Ribbon home para seleção

Após selecionar as características gerais, quantidade de pontos (é possível selecionar uma determinada área para a criação da superfície) e filtros, o modelo de superfície está pronto, podendo ser amplamente editado posteriormente.

Modelo de superfície criado à partir da nuvem de pontos.
Modelo de superfície criado à partir da nuvem de pontos.

É possível ainda calcular volumes, definir cortes e aterros para projetos de terraplenagem e muito mais.

Você tem interesse em aprender mais sobre essa área e tirar todas as suas dúvidas com os especialistas da Droneng?

Nós temos uma equipe pronta para te atender e assim, responder tudo que você precisa para atuar com qualidade no mercado de mapeamento aéreo com drones.

Para isso, é só clicar na imagem abaixo. Estamos te esperando, se junte aos mais de 08 mil alunos da Droneng!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *