Drones: Entenda como este mercado funciona

Tempo de leitura: 4 minutos

Como outras tecnologias promissoras que surgiram no mercado, hoje os Drones estão na moda, vemos os Drones por todos os lugares, revistas, sites, novelas, jornais, etc. Por um lado isso é ótimo, da visibilidade para uma tecnologia que tem muito potencial e já tem provado sua eficiência em diversos setores, mas por outro lado acaba banalizando a tecnologia.

Primeiro devemos ter em mente que existem diversos tipos de Drones para diversas aplicações, é possível encontrar Drones do tamanho de uma moeda, como do tamanho de aeronaves convencionais, Drones para diversão, como Drones para guerras, antes de entrar neste mercado você deve responder uma pergunta simples “Qual é o meu objetivo com os Drones?”.

DRONES

 

Hoje existem três grandes mercados, são eles:

1. Diversão (Hobbie)

Neste mercado enquadram-se, entusiastas, curiosos ou pessoas que já tem como hobbie o aeromodelismo por exemplo, neste seguimento os Drones são mais simples e mais baratos, não são necessários sistemas autônomos (movido a GPS) e nem tecnologias avançadas, neste seguimento enquadra-se os Drones chineses até o Phantom da empresa chinesa DJI que já possui uma tecnologia mais estruturada.

phantom

2. Mídia (Filmagens e Imagens Aéreas)

Um mercado que tem crescido exponencialmente é o mercado de mídias com Drones, as imagens e filmagens aéreas podem serem utilizadas principalmente para propagandas. Uma demanda que está em alta são filmagens aéreas de eventos como casamentos, campeonatos de esportes radicais, maratonas, etc. Convenhamos que uma imagem ou filmagem aérea apresenta um novo ângulo da cena, tornando muito mais interessante para o espectador.

Os drones utilizados neste mercado vão desde o Phantom acoplado com uma Go Pro que filma e fotografa em HD, até aeronaves profissionais que suportam uma carga maior embarcando câmeras DSLR profissionais. 

 

Drone_filmagem

3. Mapeamento Aéreo (Fotogrametria)

Neste mercado o cenário muda completamente. Estamos falando de aeronaves mais robustas, sistemas mais elaborados, câmeras profissionais calibradas, tomadas de fotos mais estáveis, maior qualidade e principalmente know-how especializado, não basta só saber manusear o drone, você deve conhecer a ciência por trás conhecida como Fotogrametria.

DRONE_MAPEAMENTO

Realizar um mapeamento aéreo não é simplesmente decolar um Drone e fazer um mapeamento de qualquer maneira tirando fotos aleatórias, existem algumas premissas a serem respeitas na elaboração do plano de voo.

 

Sim, antes de realizar um mapeamento aéreo é necessário que se faça um plano de voo, onde você deve conhecer o nível de detalhamento que seu projeto exige, qual tipo de câmera, resolução, qual altura sobrevoar para garantir esta resolução, as imagens devem ser distribuídas de maneira específica e sobrepostas entre si.

O produto gerado por um mapeamento aéreo são imagens georreferenciadas ao solo, o que isso significa? Isso quer dizer que todo planejamento realizado nestas imagens condiz com a realidade do terreno, ou seja, está diretamente ligado ao terreno com uma margem de erro que chamamos de acurácia.

Para trabalhar com Fotogrametria com Drones, é necessário que você tenha conhecimentos técnicos desta ciência e que seu produto final atenda as necessidades (precisão) do seu cliente, através destas imagens são extraídos indicadores qualitativos e quantitativos que darão subsídio para as tomadas de decisões estratégicas, estes indicadores tem que ter um nível de confiança aceitável para garantir a eficiência do seu trabalho.

Após ter em mente qual mercado você se enquadra tenha em mente a seguinte questão “Eu necessito comprar um sistema completo e aprender a manuseá-lo, ou necessito contratar os serviços de uma empresa especializada?”. Abordo esta questão porque as pessoas estão subestimando esta tecnologia, por mais que ela consiga trabalhar de forma autônoma você precisa conhecer como ela funciona para programá-la corretamente, muitas vezes a melhor saída é contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto.

“Não é simples, mas está longe de ser impossível”

Sempre digo aos meus clientes, alunos ou espectadores de uma palestra a seguinte frase, “Não é simples, mas está longe de ser impossível”, a melhor maneira de conhecer uma ciência, uma tecnologia, um mercado, é estudando, ganhando experiência e confiança, hoje com a internet o acesso a informação está cada vez mais fácil e mais barato.

 

 Veja nossos resultados em um projeto de sucesso!

 

drone_agricultura

48 Comentários


  1. Gostaria de saber mais informação sobre o curso de Fotogrametria.

    Gostaria de entender melhor o mercado dos Drones, acredito que tenha oportunidades de negócios.

    Hoje possuo um phantom, tenho como um brinquedo de aeromodelismo e fazer fotos e videos pessoais e amadoras.

    Att,

    Rafael Abrão

    Responder

    1. Olá Manoel,
      Estou fazendo o caminho contrário da maioria das pessoas.
      Sou Diretor de Fotografia de Cinema e Vídeo, inclusive subaquático.

      Tenho uma produtora e estou comprando um Phantom 3 Profissional para dar a largada na “ferramenta” Drone, para depois investir em máquinas mais pesadas e que suportem câmeras melhores.

      Gostaria de saber onde no Rio de Janeiro encontro um curso voltado mais para a pilotagem do que para fotografia mesmo.

      Obrigado,

      Luiz Andrade

      Responder

  2. Eu sou estudante de engenharia Agrimensura 8 semestr, estou pegando a matéria fotogrametria1, gostaria de receber mais material sobre esse assunto tão Interessante, desde Já agradeço

    Responder

    1. Olá Fábio,

      Você encontra muito material no nosso blog e em nosso site, recomendo a você a fazer o curso de Fotogrametria com Drones irá lhe ajudar muito na compreensão desta matéria, que eu particularmente acho fantástica 🙂

      Obrigado pelo comentário, volte sempre!

      Responder

  3. Gostaria de saber mais sobre esse curso.
    Estou adquirindo um equipamento e quero utiliza-lo como 2ª fonte de renda.

    Devo entrar na área de eventos, videos institucionais e promocionais, porém gostei dessa matéria a respeito da fotogrametria

    Posso começar com um phanton 2 com kit câmera ??

    Abco

    Responder

    1. Olá Carlos,

      Recomendo que você participe do curso, além de você conhecer amplamente este mercado, no curso abordamos sobre as aeronaves e o que elas precisam ter para você realizar a Fotogrametria,

      Enviarei mais informações via e-mail.

      Obrigado pelo comentário, volte sempre!

      Responder

  4. Sou engenheiro agrimensor. Tenho interesse em algumas informações. Caso tenham ja vao me economizar a viagem a MundoGeo.

    att.

    Responder

    1. Olá Antonio, tudo bem?

      Estraremos em contato para conhecer suas necessidades, porém, recomendamos a participação no evento, é um evento muito bom para fazer networking.

      Forte abraço!

      Responder

  5. Boa noite!
    Sou engenheiro agrônomo e gostaria de participar do curso.

    Responder

  6. Boa noite! Estou definitivamente entrando neste mercado. A principio adquiri equipamento para foto e video (DJI F550 + GP) mas meu interesse mesmo é a agricultura. Em outra publicação sua, a do curso de fotogrametria, voce cita que o curso é voltado a profissionais da área. Gostaria de saber se consigo participar do curso. Não sou agronomo, nem agrimensor. Sou aeromodelista experiente e minha idéia é a terceirização do serviço; oferecer o serviço a: 1-agricultores que não tem demanda suficiente para aquisição de equipamento e contratação de piloto para o fim, 2- empresas que optem mesmo pela terceirização, como acontece em diversos segmentos de prestação de serviços.

    Responder

    1. Fala Ricardo, tudo bem?

      Você não necessariamente precisa ser da área para fazer o curso, a ideia deste curso é realmente dar o pontapé inicial para quem quer entrar no mercado, através das aulas você irá conhecer os filtros necessários para se aprofundar em cada assunto que lhe interessar, caso surja alguma dúvida neste processo você pode sanar em nosso grupo de discussão no Facebook, além de, fazer networking com os outros alunos.

      Da uma olhada no curso, acredito que ele será seu norte para te guiar neste processo.

      http://droneng.com.br/fotogrametria-com-drones

      Obrigado pela participação,

      Forte abraço!

      Manoel.

      Responder

  7. Olá, sou Engenheiro Agrônomo, mestre em ciência do solo e cursando o doutorado em ciência do solo, tenho trabalhado na pós com temas relacionados ao mapeamento utilizando técnicas de mapeamento digital, esse assunto da fotogrametria com drones me interessa muito, mas temo ser muito teórico, queria estudar a teoria, mas principalmente aprender na prática como é trabalhar com essa tecnologia. O curso atende a essa demanda?

    Responder

    1. Olá Elias, tudo bem?

      A Fotogrametria está sendo popularizada agora com a chegada dos Drones, porém, esta ciência já tem mais de um século e já é muito utilizada através de câmeras embarcadas em aeronaves tripuladas, para nós Engenheiros Cartógrafos os Drones são apenas uma evolução tecnológica na plataforma de aquisição de dados, esta ciência já é utilizada na prática a um bom tempo.

      O curso tem o objetivo de fornecer o pontapé inicial para quem quer trabalhar com esta tecnologia, é um curso é teórico, porém, com uma abordagem simples, direta e com analogias para facilitar a compreensão, todos os exemplos utilizados no curso são exemplos reais de aplicações que nós fizemos, a prática seria o segundo passo após o curso, ai é só colocar a “mão na massa”.

      Obrigado pelo comentário,

      Voltei sempre,

      Forte abraço!

      Responder

  8. Sou Técnico em Agrimensura a mais de 35 anos e estou gostando muito do Curso “Fotogrametria com DRONES. Ele é bem objetivo.

    Responder

  9. O drone Phanton tem uma câmera Sony de 1/2,3 pol, com 12,3 MP de resolução com uma lente 20 mm. Com este equipamento dá pra fazer fotogrametria? Lembrando que o alcance remoto é de 2 Km. Obrigado antecipadamente.

    Responder

  10. Por favor manoel vi seu webninar e gostaria de saber mais sobre seu curso e se consigo fazê – lo em outubro com a promoção de 25%?

    Responder

  11. Olá Manoel, sou engenheiro agrícola e em minha graduação tive as disciplinas de fotogrametria e fotointerpretação hoje atuo com agrimensura com estação total e GPS RTK, presto serviços para a companhia de águas do meu estado e Georreferenciamento, gostaria de saber mais sobre as possibilidades nesse mercado.

    Responder

  12. Gostei da reportagem e gostaria de mais informações a respeito.
    Obrigado!

    Responder

  13. Bom dia Manoel, acabei de comprar um drone e estou muito interessado em fazer o curso pois vou trabalhar com mapeamento aéreo em lavouras. Poderia me mandar mais informações sobre o curso, data de inicio e termino, horario entre outras informações. Parabéns pelo post! Abraço

    Responder

  14. Gostaria de fazer o Curso de Fotogrametria, acabei de adquirir um Drone e esta é a Área q atuarei.
    Obrigado

    Responder

  15. Olá, gostaria de obter melhores informações sobre cursos e sobre o mercado.

    Abraços, sucesso.

    Responder

  16. Olá, bom dia!
    Estou me aprofundando nesse ramo de drones, pretendo adquirir um phanton 3 advanced para trabalhar com imagens aéreas e filmagens, gostaria de mais informações sobre o curso de vocês. Sabe onde tem algum curso com aula prática em Recife?

    Responder

  17. Boa tarde Manoel, gostaria de saber qual o ideal para fazer a fotogrametria, o drone acompanhar a altura do terreno, ou manter altura constante. Pois se manter a altura constante, irá alterar o tamanho dos pixels conforme a altura do terreno. Desde ja obrigado.

    Responder

    1. Olá Vinícius,

      Não há problemas desde que seja um desnível constante, agora se for um desnível abrupto ai é recomendado fazer voos distintos, no processamento também é corrigido essas pequenas mudanças.

      Forte abraço!

      Responder

  18. Olá, gostaria de mais informações sobre o curso de fotogrametria. Estou muito interessada pelo ramo

    Responder

  19. Boa noite!
    Sou Técnico em edificações, participei do segundo torneio de drone do senai, centro internacional de inovação, foi meu primeiro contato direto com essa tecnologia , e estou interessado em aplicar em minha areia, mas tenho duvidas o qual tipo de drone usar, apreciaria muito sua opinião.

    forte abraço,
    Obrigado pela sua atenção.

    Responder

  20. boa tarde

    Sou de Uberlândia, creio que aqui ainda não há competitividade nesse mercado nessa região, gostaria de saber mais do curso, e outras informações sobre esse mercado de trabalho nessa área!

    Grato!

    Responder

      1. Olá Sr Manoel meu nome é Keelvy Agramell sou estudante na aréa da mineração e tenho bastante interesse em começa a obter mais conhecimento sobre dones para fins de pesquisas sobre area e também começa a funda uma pequena empresa de reconhecimento de area em minha cidade , por onde posso adiquirir essas resposta ? des de já agradeço a atenção .
        Meu email é keelvypb@gmail.com

        Responder

        1. Olá Keelvy,

          Todas essas respostas você encontra aqui no nosso blog mesmo, da uma explorada que você acha bastante informação a respeito,

          Caso você queira um curso com metodologia para acelerar seu aprendizado nós temos 3 cursos online, para conhecê-los entre no link: http://cursos.droneng.com.br

          Obrigado pelo contato,

          Forte abraço!

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *