Fotogrametria com Drones: saiba tudo sobre esta nova tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais os Drones têm mostrado a sua eficiência e têm se consagrado como uma nova tecnologia que veio para alavancar alguns mercados. Leia a matéria e saiba mais sobre esta nova tecnologia: Fotogrametria com drones.

A sua ampla aplicação aliada a sua eficiência tem despertado a confiança de setores como construção civil, mineração, meio ambiente, infraestrutura e principalmente agricultura, principal mercado para esta tecnologia.

Uma nova tecnologia que vem chamando bastante a atenção destes mercados é o Mapeamento Aéreo com Drones (Fotogrametria com Drones). 

A realização de Fotogrametria com Drones é amplamente aceito como um novo método para a análise de dados de imagens espaciais.

Mas antes de tudo, você sabe o que é mapeamento aéreo? Role a barra que eu te explico tudo!

O que é mapeamento aéreo?

O Mapeamento Aéreo ou Aerofotogrametria é a área aerofotográfica realizada com o objetivo de executar mensurações precisas através de fotografias métricas.

Saiba mais sobre mapeamento aéreo com Drones!

História dos Drones?

Assim como a maioria das geotecnologias, os Drones também surgiram com finalidade militar.

O primeiro registro da utilização dos Drones em guerras foi em 1982 no Vale do Bekaa onde Israel utilizou dois modelos para bombardear a Síria, 17 baterias SAM Sírias foram destruídas em um dia.

Com o tempo, felizmente essas tecnologias ganham força no mercado civil, assim como aconteceu com o GPS que foi criado inicialmente para ser utilizado em guerras e hoje é essencial no nosso dia a dia.

Ele tem protagonizado grandes avanços tecnológicos, inclusive os Drones que são guiados por receptores GPS. Você conseguiria viver sem o seu GPS no trânsito? Em suas viagens? Em seus aplicativos?

Fotogrametria

Os Drones podem ser uma nova tecnologia, porém, a ciência por trás dos Drones já tem mais de um século, a Fotogrametria, ciência responsável por mapear grandes áreas através de câmeras embarcadas em aeronaves.

Clique aqui e conheça mais sobre Fotogrametria!

Surgiu na França em 1849 e passou por 3 grandes fases:

  • Fotogrametria Analógica,
  • Fotogrametria Analítica,
  • Fotogrametria Digital (que vivenciamos hoje).

Como funciona hoje?

O Drone é uma evolução na tecnologia de obtenção dos dados. O que antes era feito com grandes câmeras embarcadas em aeronaves com pilotos, hoje é feito de forma autônoma por um robô voador, teleguiado através de um sistema GPS.

A Engenharia responsável por estudar esta ciência é a Engenharia Cartográfica.

Mapeamento aéreo com Drones

Panorama

A Fotogrametria é uma ciência muito cara, poucas empresas trabalham com esta tecnologia no país, devido ao alto custo de viabilidade de um projeto, os principais clientes são os órgãos públicos e grandes empresas de engenharia.

Hoje, com os Drones pequenas e médias empresas têm acesso a esta tecnologia aumentando a precisão nas tomadas de decisões estratégicas do seu negócio.

Nos EUA, o mercado dos drones chegará a 13,2 bilhões de dólares em 2025, sendo a Agricultura responsável por 80% deste impacto.

O Brasil é um dos principais produtores mundiais e a agricultura é a base principal da economia brasileira, por isso, uma das metas da Droneng é capacitar o mercado nacional. Acreditamos que os Drones poderão alavancar a economia do país.

Mapeamento aéreo com Drones

Sabemos que a Fotogrametria não é popular e que muitos desconhecem os seus produtos e aplicações, por isso investimos em trazer mais conhecimentos sobre suas potencialidades através de cursos online.

Quer se capacitar e se diferenciar dos demais profissionais? 

Conheça todas as nossas capacitações e com a ajuda da nossa equipe descubra qual o curso mais indicado para o seu caso.

Clique na imagem abaixo para ver todos os cursos e aproveite a promoção durante a quarentena, já que nesse período todos os cursos online da plataforma estão com 50% de desconto.

Não perca essa chance! Venha fazer parte do time de alunos Droneng!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.