Guia completo sobre Mapeamento Aéreo Urbano com Drones

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que o Mapeamento Aéreo Urbano é bem diferente do Mapeamento Aéreo Rural e que ele não é tão simples como parece? Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, entrevistamos o Engenheiro Cartógrafo Maurício Campiteli.

Nesse post você vai conhecer as diferenças, os principais erros e entender o porquê da necessidade de uma metodologia eficiente que previne e corrige erros durante os processos, garantindo a sua representação mais fiel da área mapeada.

Está esperando o quê? Leia a matéria agora e tire todas as suas dúvidas sobre Mapeamento Aéreo Urbano!

Conceito inicial sobre mapeamento aéreo urbano

Diferente de outros tipos de mapeamento, como em âmbitos rurais, que apresentam áreas homogêneas sem grandes variações de altimetrias presentes na superfície, o mapeamento urbano apresenta um grau de dificuldade maior pelas características presentes em uma cena urbana.

É o que esclarece o Engenheiro Cartógrafo, Maurício Campiteli: “o Mapeamento Aéreo Urbano é diferente, pois existem vários objetos com alturas e tamanhos diferentes como prédios, casas, arborização, pessoas, carros em movimento, etc.”

Ele diz ainda que o fato de esses objetos serem próximos um do outro, torna difícil o registro de todas informações necessárias pelos sensores imageadores embarcados nos drones para gerar os produtos cartográficos com qualidade.

Por isso, é necessário redobrar a atenção neste tipo de projeto para evitar erros comuns vistos hoje no mercado.

Quais são os principais erros?

Os principais erros apresentados nos produtos gerados através do mapeamento aéreo urbano são as distorções nas representações dos objetos, causados pela falta de informações referente aos objetos presentes na cena mapeada.

Isso ocorre normalmente nos modelos digitais de elevação e, principalmente, no mosaico de ortofotos.

Esses erros prejudicam as operações e as mensurações no mosaico de ortofoto, como, por exemplo, a distância, área e ângulos, já que as feições apresentam distorções nas suas bordas, o que dificulta a determinação dos seus limites e geometrias.

Clique aqui e conheça mais sobre Mapeamento Aéreo Urbano!

Principais distorções no mapeamento aéreo urbano

Mas de que maneira essas distorções são representadas? Para o Engenheiro Cartógrafo Campiteli, “as principais distorções, geralmente, estão nas bordas de objetos como casas, prédios, postes e copas de árvores e apresentaram um aspecto de “derretimento nas suas bordas”, elenca.

mapeamento aéreo urbanoImagem: exemplo de derretimento nas bordas 

Outro tipo comum de distorção em mosaicos é o efeito de descontinuidade da geometria dos objetos que aparenta um corte nas feições apresentadas.

mapeamento aéreo urbano

Imagem: exemplo de mapeamento aéreo urbano sem distorções 

Mapeamento Aéreo Urbano com distorções

Imagem: o que acontece quando ocorre distorções no mapeamento aéreo urbano 

Importância de uma metodologia eficiente

Não adianta ter um equipamento bom; uma câmera profissional de alta resolução, coletar pontos de apoio com o equipamento geodésico se você não realizar um planejamento e a executá-lo de forma correta.

É fundamental registrar todas as informações necessárias e ter uma representação fiel da área, levando em consideração os seus detalhes e particularidades.

O planejamento do projeto precisa ser feito de acordo com as necessidades específicas da área. A escolha da altitude, percurso e sobreposição entre as imagens dos voos são tão importantes quanto as técnicas de processamento fotogramétrico.

Para atingir resultados satisfatórios no final, é preciso realizar todas as etapas de um projeto de mapeamento com precisão e qualidade e para isso é preciso conhecer em profundidade todo o processo.  

Metodologia aprovada

A Droneng pesquisou durante três meses a metodologia mais eficiente para este tipo de mapeamento e reuniu tudo isso em dois cursos na modalidade online e presencial.

No curso online está toda a metodologia descrita de forma prática e eficiente, além de conter todo o suporte técnico e a possibilidade de recorrer ao material toda vez que for necessário no tempo hábil de cada aluno.

Já no curso presencial, os especialistas da Droneng acompanha e auxilia o aluno na execução do projeto do início ao fim, e as dúvidas são sanadas na hora, ademais, é oferecido o curso online para ajudar na revisão do conteúdo.  

Baixe o e-book completo sobre Mapeamento Aéreo Urbano! 

Agora que você já sabe tudo sobre o Mapeamento Aéreo Urbano, converse com um de nossos especialistas e tenha projetos de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *