Pontos de apoio: saiba o que é e como usar!

Tempo de leitura: 3 minutos

Os pontos de apoio são fundamentais para fazer relação entre o sistema de coordenadas de imagens com o sistema de coordenadas do terreno.

Nesse post você irá saber o que são os pontos de apoio, qual é a sua importância e de que forma eles podem ser usados no seu projeto.

Está esperando o que? Continue lendo e aprenda a usar os pontos de apoio no seu projeto!

O que são pontos de apoio?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma confusão que muitas pessoas têm em relação ao ponto de apoio por achar que o ponto de apoio é o alvo ou o detalhe físico em campo coletado por um receptor que precisa ser RTK.

Pontos de apoio são foto-identificáveis, ou seja, são objetos, alvos, detalhes no terreno e que irão aparecer nas imagens aéreas, são utilizados para fazer a relação entre o sistema de coordenadas da imagem com o sistema de coordenadas do terreno.

Pontos de Apoio com Drones

Planejamento dos Pontos de Apoio

Pontos de Controle: Basicamente são pontos de referência no solo que são utilizados no pós-processamento das imagens para aumentar a precisão dos produtos finais gerados.

Quando se faz um levantamento sem pontos de controle a precisão do projeto estará atrelada a precisão do GPS de navegação embarcada do drone, esse GPS tem um erro métrico que pode variar de 5 até 10 metros, em projetos de Engenharia isso não é bom, pois o ideal é chegar a precisões centimétricas e milimétricas.  

Pontos de verificação: São os indicadores de qualidade do projeto, sua função é controlar a qualidade da aerotriangulação mediante o cálculo da discrepância entre a coordenada estimada (aerotriangulada) e a coordenada conhecida (determinada pelo levantamento de campo).

Há muita confusão sobre quando utilizar esses pontos, eles são indicativos de qualidade do projeto. A função é controlar a qualidade, ou seja, serão usados para avaliar o quanto os pontos de controle melhoraram a precisão posicional.

Veja também: 5 critérios importantes na distribuição dos Pontos de Apoio! 

Como utilizar os pontos de apoio no Photoscan?

Antes de tudo é preciso ter as coordenadas rastreadas em campo em um  arquivo txt , após isso é importado este arquivo para o Photoscan e estas coordenadas são representadas  por marcadores ou popularmente conhecidos como bandeirolas .

pontos de apoio com drones

Só que quando são importados esses pontos caem  totalmente longe comparado com as coordenadas optidas com o gps de navegação embarcado no drone,, ou seja, o alvo estará longe do marcador por causa da imprecisão do GPS.

Como realizar a importação dos dados de entrada no Agisoft Photoscan?

Então o processo de pontaria é necessário para mostrar ao software a real posição das imagens em relação às coordenadas de campo, e isso é feito realocando o marcador ao detalhe (alvo) da imagem onde a coordenadas deste ponto foi rastreada.  

Passo a passo para alinhamento de marcadores:

  • Ir no ponto, clicar com botão direito e filtrar imagens por marcador;pontos de apoio com drones
  • Nas imagens identificar o Marcador e colocá-lo no centro do alvo que corresponde à suas coordenadas;
  • Realizar o processo de alinhar fotos novamente;
  • Fazer a pontaria em todas as imagens, todas as bandeirinhas precisam estar verdes.
  • Realizar o processo de alinhar fotos novamente.
  • Fazer a pontaria em todas as imagens, todas as bandeirinhas precisam estar verdes.

Eng. Cartógrafo | Maurício Campiteli 

Ficou em dúvida em algum ponto? Quer saber mais sobre os pontos de apoio? Conheça o nosso curso Pontos de Apoio e acabe de vez com as suas dúvidas!

Para saber mais sobre isso é só clicar na imagem abaixo, preencher seus dados e conversar com a nossa equipe.

Estamos aqui para te ajudar! Venha para o time Droneng!

6 Comentários


        1. Olá João,
          Na etapa de inserção dos pontos de apoio durante o processamento, as coordenadas devem estar em um sistema de coordenadas geodésicas. Portanto, caso utilize a estação total, você precisará transformar as coordenadas.

          Forte abraço!
          Att.,
          Equipe técnica.

          Responder

  1. Não entendi esta parte:

    “Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma confusão que muitas pessoas em relação ao ponto de apoio por achar que o ponto de apoio é o alvo ou o detalhe físico em campo coletado por um receptor que precisa ser RTK.”

    Pois me pareceu que o ponto de apoio é justamente isto, ou seja, uma foto identifcável com um ponto (alvo ou algo identificável) com a medição da coordenada deste ponto.

    Poderia esclarecer por gentileza?

    Responder

    1. Olá, Marcelo.

      É um ponto foto-identificável, ou seja, que podemos enxergar nas imagens. Pode ser através de um alvo natural ou artificial e coletado por um receptor GNSS. Entretanto, não necessariamente RTK.

      Att.,
      Lucas Barreto – Suporte Técnico.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *