fbpx

Como diminuir o tamanho do ortomosaico?

Tempo de leitura: 3 minutos

Na base cartográfica gerada através do mapeamento aéreo com drones (topografia com drones), o principal produto gerado é o ortomosaico. Quando gerado no Agisoft Metashape, se a área for grande o arquivo geralmente fica “pesado” dificultando assim a sua manipulação em softwares como AutoCAD, ArcGIS e QGIS.

O formato do arquivo gerado pelo Agisoft é o GEOTIFF, uma maneira de diminuir o tamanho do ortomosaico é transformando para uma imagem compactada no formato Enhanced Compression Wavelet (ECW), que foi desenvolvido pelo Earth Resource Mapping, mas agora é de propriedade e mantido pelo ERDAS para armazenar uma imagem projetada para uso com dados geoespaciais.

Uma maneira simples e rápida de realizar a transformação é utilizando o software Global Mapper, que é um software pago, porém, você pode utilizar a versão de teste por 14 dias.


É possível realizar o download do software, através do link: https://www.bluemarblegeo.com/products/global-mapper-download.php .

Após realizar o download é preciso criar uma conta para logar no programa. Para criar a conta é preciso ir em conecte-se → registrar uma nova conta.

Uma dica para a criação da conta é utilizar sempre caracteres sem acentos, ou algoritmos que não existem em inglês, pois o site não reconhece quando possui dados desta forma. Após a criação e execução do software no computador é possível abrir, se conectar e começar a utilizar para realizar a transformação do ortomosaico. 

A imagem abaixo mostra a interface inicialmente ao abrir o Global Mapper:

Para iniciar o procedimento de transformação do ortomosaico de TIFF para ECW, é preciso clicar em [Open data files]. Esse botão te leva às pastas do seu computador. Você deverá selecionar o ortomosaico que pretende transformar e clicar em abrir.

No print acima é possível verificar qual a dimensão da imagem em TIFF no exemplo realizado. [Dimensão de 245.695 KB]

O próximo passo a ser realizado é ir em [File] → [Export] → [Export Raster] como no print abaixo:

Após realizar esse procedimento, aparece uma caixa para selecionar em qual formato é desejado a transformação da imagem. Nesse caso escolhemos a opção ECW File.

Depois de selecionar a opção clique [Ok] na caixinha de Select Export e na próxima também. Feito isto, aparece a última configuração que deve ser feita para exportar a imagem em ECW.

Na aba [General] deverá ser selecionado as duas opções mostradas na imagem acima [World File] e [PRJ]. Após a seleção na segunda aba [Tiling] não é necessário nenhuma configuração, apenas na aba [Export Bounds] é necessário fazer a troca para UTM nas configurações como na imagem abaixo.

Feito isso, apenas aperte em [Ok] e salve na pasta que você deseja e sua imagem será convertida para ECW.

Após a conversão você pode adicionar o formato ECW no Global Mapper para verificar a qualidade da imagem. Na imagem abaixo é possível ver a diferença de tamanho entre o arquivo original e o convertido.

O arquivo que antes tinha um tamanho de 246,7 mb [246.695 KB] após a conversão ficou com 9,6 mb [9.576 KB].

Ficou alguma dúvida ? Comente abaixo que podemos te ajudar.

E, você? Já conhece a nova metodologia IMERSÃO AO VIVO por aqui da Droneng?

Se você é o tipo de pessoa que prefere acompanhar aulas ao vivo e tirar suas dúvidas em tempo real, precisa dar uma olhada no nosso curso ao vivo de Topografia com Drones.

Clique na imagem abaixo para ter mais informações sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *