fbpx

Como diminuir o tamanho do ortomosaico?

Tempo de leitura: 3 minutos

Na base cartográfica gerada através do mapeamento aéreo com drones (topografia com drones), o principal produto gerado é o ortomosaico. Quando gerado no Agisoft Metashape, se a área for grande o arquivo geralmente fica “pesado” dificultando assim a sua manipulação em softwares como AutoCAD, ArcGIS e QGIS.

O formato do arquivo gerado pelo Agisoft é o GEOTIFF, uma maneira de diminuir o tamanho do ortomosaico é transformando para uma imagem compactada no formato Enhanced Compression Wavelet (ECW), que foi desenvolvido pelo Earth Resource Mapping, mas agora é de propriedade e mantido pelo ERDAS para armazenar uma imagem projetada para uso com dados geoespaciais.

Uma maneira simples e rápida de realizar a transformação é utilizando o software Global Mapper, que é um software pago, porém, você pode utilizar a versão de teste por 14 dias.


É possível realizar o download do software, através do link: https://www.bluemarblegeo.com/products/global-mapper-download.php .

Após realizar o download é preciso criar uma conta para logar no programa. Para criar a conta é preciso ir em conecte-se → registrar uma nova conta.

Uma dica para a criação da conta é utilizar sempre caracteres sem acentos, ou algoritmos que não existem em inglês, pois o site não reconhece quando possui dados desta forma. Após a criação e execução do software no computador é possível abrir, se conectar e começar a utilizar para realizar a transformação do ortomosaico. 

A imagem abaixo mostra a interface inicialmente ao abrir o Global Mapper:

Para iniciar o procedimento de transformação do ortomosaico de TIFF para ECW, é preciso clicar em [Open data files]. Esse botão te leva às pastas do seu computador. Você deverá selecionar o ortomosaico que pretende transformar e clicar em abrir.

No print acima é possível verificar qual a dimensão da imagem em TIFF no exemplo realizado. [Dimensão de 245.695 KB]

O próximo passo a ser realizado é ir em [File] → [Export] → [Export Raster] como no print abaixo:

Após realizar esse procedimento, aparece uma caixa para selecionar em qual formato é desejado a transformação da imagem. Nesse caso escolhemos a opção ECW File.

Depois de selecionar a opção clique [Ok] na caixinha de Select Export e na próxima também. Feito isto, aparece a última configuração que deve ser feita para exportar a imagem em ECW.

Na aba [General] deverá ser selecionado as duas opções mostradas na imagem acima [World File] e [PRJ]. Após a seleção na segunda aba [Tiling] não é necessário nenhuma configuração, apenas na aba [Export Bounds] é necessário fazer a troca para UTM nas configurações como na imagem abaixo.

Feito isso, apenas aperte em [Ok] e salve na pasta que você deseja e sua imagem será convertida para ECW.

Após a conversão você pode adicionar o formato ECW no Global Mapper para verificar a qualidade da imagem. Na imagem abaixo é possível ver a diferença de tamanho entre o arquivo original e o convertido.

O arquivo que antes tinha um tamanho de 246,7 mb [246.695 KB] após a conversão ficou com 9,6 mb [9.576 KB].

Ficou alguma dúvida ? Comente abaixo que podemos te ajudar.

E, você? Já conhece a nova metodologia IMERSÃO AO VIVO por aqui da Droneng?

Se você é o tipo de pessoa que prefere acompanhar aulas ao vivo e tirar suas dúvidas em tempo real, precisa dar uma olhada no nosso curso ao vivo de Topografia com Drones.

Clique na imagem abaixo para ter mais informações sobre isso!

1 comentário


  1. Existe alguma outra solução para Autocad, além de exportar com baixa qualidade no formato .JPG ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *