Drone na Construção Civil: saiba mais sobre esse mercado

Tempo de leitura: 3 minutos

Drone na Construção Civil: você tem dúvidas sobre isso? Se sim, leia esta matéria até o final que eu vou trazer um panorama geral desse mercado.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou engenheiro cartógrafo e fundador da DronEng – Drones e Engenharia, a primeira e maior escola de capacitação de profissionais para o uso dos drones na Topografia. Por aqui já passaram mais de 16.500 alunos até o momento.

Então, para começar, primeiro vamos entender o que compreende a construção civil. Segundo a wikipedia este é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.

Eu costumo dizer que o drone é uma tecnologia coringa porque ele pode ser utilizado de diversas formas nos mais variados mercados. Na construção civil ele pode ser utilizado com o objetivo documental, ou seja, tirar fotos e realizar filmagens, mas também pode ser utilizado com um objetivo técnico, onde são gerados produtos que possibilitam mensurações, estudos e realizações de projetos.

Através da ciência chamada Fotogrametria é possível gerar a topografia do terreno de forma remota através das imagens aéreas dos drones e a topografia é amplamente utilizada na construção civil, desde antes da execução do projeto, na fase de estudo do terreno onde é analisado as principais características da área como tamanho, formato, declividade, acessos, etc., até o projeto de corte e aterro e controle de movimentação de terra.

O drone é muito utilizado em projetos de loteamento, por exemplo, onde é gerado a topografia inicial do terreno para análise da área e definição da aquisição. Depois ,através dessa topografia, é realizado o estudo de viabilidade, o projeto dos lotes e da infraestrutura e também os projetos ambientais para dar entrada nos órgãos responsáveis.

Outra aplicação comum no mercado é em relação à projetos de estradas e rodovias para o estudo de viabilidade e definição do traçado. Dois alunos nossos realizaram um projeto no Sul por meio de suas empresas onde eles conseguiram realizar a topografia de 260 Km de rodovia em 60 dias economizando 50% do tempo estimado com topografia convencional e com uma redução de custos de 60%, vou deixar a matéria desse projeto aqui para ficarem por dentro.

Além da Topografia, o drone também pode ser utilizado para geração do modelo tridimensional de estruturas. Geralmente, esses projetos são demandados com o objetivo de inspeção técnica ou reforma, um aluno nosso executou um projeto muito interessante nesse segmento, uma determinada estrutura sofreu uma inclinação e através do modelo 3D gerado com o drone ele conseguiu calcular quanto foi essa inclinação e qual seria o plano de ação para a contenção.

Uma outra aplicação é o mapeamento de fachada, este é um tipo de projeto peculiar onde o drone sobrevoa de frente para o prédio e ao invés da câmera em 90º ela é utilizada em 45º. No fim, você tem a fachada do prédio em alta resolução e ortorretificada possibilitando a realização de medidas. Nós realizamos um case técnico de mapeamento de fachada, vou deixar o link de download aqui também.

Bom, como você pode ver são muitas as aplicações do drone na construção civil, o profissional que deseja atuar nessa área têm que possuir um conhecimento técnico sólido para garantir qualidade e acurácia nos levantamentos, pois os mesmos servirão como base para outros projetos.

E você, conhece alguma outra aplicação que eu não citei aqui? Se sim deixe aqui embaixo nos comentários, caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema para as próximas matérias pode deixar aqui também.

Quer saber como a DronEng pode te ajudar? Clique na imagem abaixo e converse com um de nossos especialistas agora mesmo. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *