Drones: mercado que cresce cada vez mais

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é o tipo de pessoa que ao ouvir falar de drones logo pensa apenas em um brinquedo, saiba que você pode estar se equivocando. Mas calma, estamos aqui para te ajudar a entender melhor este amplo mercado de Drones que vem crescendo cada vez mais.

Segundo a revista estadunidense Forbes, em 2019 o mercado global de drones estava estimado em US$ 14 bilhões, onde, no Brasil, 41% estava localizado no setor de infraestrutura, 26% na agricultura,  e os demais dividido em logística, segurança, entretenimento, seguros e mineração. Já uma pesquisa da Drone Industry Insights, projeta que o mercado global de drones chegará a US$ 44,1 bilhões em 2024.

(https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/dji-mavic-2-pro.html)

Até pouco tempo atrás, a utilização dos drones estavam intimamentes ligados às atividades militares, em seus primórdios, e posteriormente passou a ser usado para recreação, tendo pouca, ou até mesmo nenhuma, consideração sobre como esta tecnologia poderia ser utilizada na comunidade empresarial. Mas esse é um cenário que vêm mudando drasticamente. Atualmente, os drones vêm ganhando força na área de fotos, filmagens e propagandas, e cada vez mais estão conquistando o seu espaço no ramo da engenharia, oferecendo maiores possibilidades de soluções  e agilidade na entrega dos produtos.

Com um forte investimento no mercado global de drones, a cada dia que passa novas possibilidades de negócio estão surgindo, aumentando as oportunidades para o crescimento de receita e lucro para os fabricantes, operadores e todos os outros profissionais engajados neste mercado.

Segundo um relatório de pesquisa intitulado “The Drone Market: Insights from customers and providers” a valorização da tecnologia do drone está crescendo gradativamente, assim como seus benefícios para um número crescente de mercados verticais.

Diversos líderes empresariais deram a esta tecnologia classificações altas para a facilidade de uso, recursos e eficiência. Nesta mesma pesquisa, quase metade dos entrevistados caracterizaram o uso do drone como “novo”, ou seja, as organizações e empresas estão aproveitando desta tecnologia para realizar tarefas que antes não era possível. Já outros consideram os drones como um aprimoramento de práticas já existentes.

(https://www.techguide.com.au/news/drones/dji-launches-new-drones-agriculture-industry-disaster-relief/)

Baixe agora mesmo o e-book Topografia x Fotogrametria da Droneng: https://bit.ly/2Rg2I5I

OPORTUNIDADE DE MERCADO

Os casos do uso do drone nos negócios cresceram significativamente nos últimos anos. Os usuários, assim como os fabricantes, prestadores de serviço e pilotos, têm se engajado cada vez mais em projetos, testes e aperfeiçoamento de soluções em diversos segmentos de mercado.

Atualmente os VANTs, ou veículo aéreo não tripulado (sinônimo de drone), demonstram inúmeras possibilidades para agregar valor aos negócios. O grande potencial de aplicação são variados e oferecem oportunidades disruptivas para empresas do setor de engenharia. 

Eles podem aumentar drasticamente a produtividade, permitindo o mapeamento e monitoramento de atividades, bem como previsões para melhores tomadas de decisão. Estas capacidades oferecem benefícios importantes, como redução de custos, redução de riscos e melhorias na qualidade dos produtos, trazendo assim uma ampla vantagem competitiva para os seus adotantes.

Abaixo estão as oportunidades de crescimento previstas, de acordo com os entrevistados da pesquisa com prestadores de serviços de drone:

  1. Mapeamento e pesquisas;
  2. Inspeções;
  3. Segurança, vigilância e monitoramento;
  4. Análise de dados;
  5. Infraestrutura;
  6. Fotos / vídeos comerciais;
  7. Serviços de emergência;
  8. Serviços militares;
  9. Managed services;
  10. Entrega de mercadorias;

A melhoria dos processos e a implementação de ferramentas digitais, não podem substituir pessoas ou equipes, entretanto, assim como já mencionado acima, estas melhorias e implementações são necessárias para aumentar a qualidade dos produtos/serviços, reduzir custos, mitigar riscos e melhorar as tomadas de decisão. Drones, dentro do contexto dos negócios, apresentam cada vez mais oportunidades atraentes para alcançar esses objetivos.

Como em qualquer mercado próspero, pode ser difícil encontrar profissionais qualificados para preencher as vagas relacionadas à utilização dos drones, entretanto as empresas que obtiverem sucesso no recrutamento e treinamento nesta área terão grandes chances de aumentar suas vendas, e consequentemente sua lucratividade.

E aí, se interessou neste gigante mercado, que vem crescendo cada vez mais?

Conheça mais sobre o mercado de Topografia com Drones com o nosso e-book de Topografia x Fotogrametria. 

– Qual será o futuro da Topografia?
– O que é gerado através dos Drones?
– Qual a precisão alcançada?
– Quando utilizar a Estação Total ou o Drone?
 
 Descubra essas repostas e muito mais clicando na imagem abaixo! 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *