fbpx

Drones no Brasil: 500 milhões de receita e 100 mil empregos

Tempo de leitura: 6 minutos

Há seis anos no mercado eu já pude presenciar grandes mudanças no mercado dos Drones. Já passamos pela fase da desconfiança, pela fase de desenvolvimento inicial e hoje o mercado está crescendo como nunca, ano a ano, como sempre foi desde o início.

Este mês (setembro/2019) foi divulgada uma matéria na Forbes (edição 70), uma das principais revistas sobre negócios do mundo, escrita por Carlos Messias e intitulada “Game of drones”, onde o autor trouxe alguns números do mercado nacional.

Um dado importante que chama a atenção é a quantidade de aeronaves cadastradas na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo a agência, atualmente existem 3.400 empresas cadastradas, apontando um crescimento de 400%, já que em 2017 esse número era de 820. Esses números não são, necessariamente, todas as novas empresas criadas em 1 ano, pois este é o número de empresas que se cadastraram na ANAC no período de um ano e possivelmente muitas delas já estavam em operação antes. O dado impressiona pois este é o número de empresas que atuam comercialmente no país.

A matéria também trouxe alguns dados do mercado mundial, sendo que hoje o mercado de drones global está estimado em 14 bilhões de dólares. Dentre os mercados promissores o primeiro é o de infraestrutura que representa 41% do total, na sequência vem Agricultura (26%), Logística (10%), Segurança (8%), Entretenimento (7%), Seguros (5%) e Mineração (3%). 

Como sempre digo o drone é uma tecnologia coringa, ou seja, pode ser aplicado em diversos segmentos gerando muitas oportunidades.

Um dos mercados potenciais é o da engenharia que possui três nomes na lista dos mais promissores:

  • Infraestrutura,
  • Agricultura,
  • Mineração.

Na engenharia, os drones são utilizados como plataforma de aquisição de dados (tirar imagens aéreas) para a ciência Fotogrametria, responsável por gerar a topografia do terreno de forma remota. Basicamente, os drones substituem os aviões tripulados diminuindo drasticamente os custos e gerando diversas oportunidades de aplicação, que antes devido ao alto custo de logística era inviável.

Na engenharia o drone em si é apenas uma ferramenta de aquisição de dados para conseguir entrar no mercado. Seja como profissional ou empreendedor é necessário estudar todas as etapas de um projeto de mapeamento aéreo com drones, desde a calibração e configuração do equipamento, planejamento do voo em escritório, execução do voo em campo, processamento das imagens, geração dos produtos cartográficos e soluções específicas para o segmento de interesse.

Outro dado importante que a revista trás é sobre o tamanho do mercado brasileiro. Segundo a matéria, em 2019 o mercado de drones irá movimentar 500 milhões de reais e mais de 100 mil empregos.

Então a pergunta que faço é: Você está preparado ou está se preparando para aproveitar essa oportunidade? Se você é ou vai ser Engenheiro, se é um profissional do mercado da engenharia e ainda não se preparou para esta oportunidade, é melhor correr!

Em cinco anos de atuação no mercado, através da DronEng nós já capacitamos mais de 7.500 alunos de todas as regiões do Brasil e toda essa experiência nos trouxe muitos aprendizados.

Um deles é que a metodologia é mais importante que a tecnologia, ou seja, não adianta você ter um equipamento se não entender exatamente em qual fase do projeto ele entra, quais dados ele gera e o mais importante, como interpretar esses dados e solucionar problemas reais do mercado.

Antes de pensar em entrar no mercado ou até mesmo de decidir pela compra de um drone a minha recomendação é: “Estude”. Aliás, se o seu objetivo é entrar e se manter no mercado meu conselho é: “Tenha o estudo como um hábito”. Os nossos alunos que obtiveram sucesso no mercado são aqueles com o perfil curioso que estão sempre buscando por novas soluções, novos caminhos e  novas oportunidades.

Por ser um mercado de exatas, a engenharia exige um nível de qualidade e cuidado maior por parte do profissional ou empresa, afinal, os produtos gerados através dos drones serão utilizados em projetos de engenharia, seja na construção ou duplicação de uma estrada, na atualização cadastral ou cobrança de IPTU em uma cidade, no monitoramento ambiental, loteamentos, cálculo de volume e extração na mineração. Aqui o drone não é um brinquedo, muito pelo contrário.

A DronEng atua no mercado de educação e nosso objetivo é capacitar os profissionais e empresas para que utilizem os drones em seus projetos de engenharia. Somos uma empresa fundada por um Engenheiro Cartógrafo (engenharia especializada em mapeamento aéreo) e possuímos um time de especialistas em Fotogrametria. Devido a isso, conseguimos oferecer um caminho mais curto e mais seguro para quem decidir ingressar nesse novo mercado.

Nós não comercializamos cursos, nós oferecemos a segurança do aprendizado e a qualidade de metodologias que vão acelerar o aprendizado dos nossos alunos. Todo esse nosso foco em qualidade já nos resultou diversos prêmios, sendo que o mais recente foi um prêmio internacional realizado pela LAQI (Latin America Quality Institute) que seleciona as empresas referências em seu segmento para fazer parte de um grupo de empresas da América Latina. Portanto, entre os dias 19 à 21 de novembro estarei em Foz do Iguaçú – PR reunido com diversos líderes da América Latina para discutirmos sobre qualidade e responsabilidade socioambiental nos negócios.

Essa matéria só confirma mais uma vez o crescimento do mercado e as oportunidades que ainda estão disponíveis. Espero que você consiga se destacar em seu segmento e utilizar essa inovação a seu favor, e caso decida por isso nós da DronEng estaremos aqui para te auxiliar.

Abraço,

Manoel Silva Neto
DronEng – Drones e Engenharia

CURSOS DRONENG

Aqui na Droneng nós oferecemos tanto cursos presenciais quanto online e assim você pode escolher qual o melhor para o seu caso.

Para isso, temos a nossa equipe de atendimento comercial para tirar todas as suas dúvidas e ainda indicar qual o melhor curso a escolher no seu momento como profissional.

Se for do seu interesse entrar em contato com a nossa equipe é só clicar na imagem abaixo.

Aproveite, você viu como este mercado está crescendo não é mesmo? Se junte a mais de 7.500 alunos, estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *