QGroundControl + Litchi: Solução para o DJI AIR 2S

Tempo de leitura: 3 minutos

Os drones da DJI são disparados os mais populares para execução do mapeamento aéreo (popularmente conhecido como Topografia com Drones), devido principalmente aos valores mais acessíveis e sua tecnologia oferecida.

Porém, nos últimos anos está ocorrendo um movimento da DJI referente aos seus modelos de entrada que tem impactado o mercado do mapeamento aéreo, envolvendo a descontinuação dos modelos que eram amplamente utilizados, como o Phantom 4 Pro e o Mavic 2 Pro.

Portanto, hoje (janeiro 2023), se você deseja comprar um modelo que seja compatível com estes dois citados acima, o Air 2S é o que melhor se aproxima no que tange as configurações técnicas.

Devido às limitações de compatibilidade deste modelo com os aplicativos de voo automatizados, esta matéria servirá como norte para uma solução que permita que você realize seus mapeamentos utilizando os aplicativos QGroundControl + Litchi.

Por mais que o Air 2S esteja apto a realizar voos automatizados no DroneDeploy, ele possui uma limitação de compatibilidade muito grande, pois só funciona na versão paga do aplicativo, e somente em dispositivos IOS.

Essas e outras informações, você encontra neste tópico no fórum da fabricante: https://help.dronedeploy.com/hc/en-us/articles/6938920140695

QGroundControl + Litchi

O aplicativo Litchi é bem conhecido no mercado por possuir diversos recursos – além dos utilizados para mapeamento aéreo – porém sua interface não é tão intuitiva na criação de planos de voos, o que o torna um aplicativo complexo, principalmente para usuários iniciantes. Vale lembrar que o Litchi é um aplicativo pago, porém diferente dos demais, não é por assinatura, você compra uma única vez para ter acesso ao download no seu celular ou tablet.

Devido a isso, a solução encontrada foi utilizar o Litchi em conjunto com um software livre de planejamento de voo como o QGroundControl ou até mesmo o Mission Planner.

Um ponto a ser considerado, é que essa solução também vale para outros modelos de drones da DJI, como o Mini 2 por exemplo. (Aqui está a lista completa de drones compatíveis com o Litchi https://flylitchi.com/help).

Desta forma, o planejamento de voo é feito no QGroundControl, considerando os parâmetros como sobreposição, GSD e altura de voo, enquanto no Litchi o mapeamento é executado de fato em campo, incluindo a configuração da câmera e velocidade do drone.

Plano de voo feito no QGroundControl:

Execução do voo pelo Litchi:

Gravamos para os nossos alunos uma aula específica sobre este tema com um tutorial detalhado, um passo-a-passo de como realizar o mapeamento aéreo utilizando estes dois aplicativos.

Além disso, a T2R disponibilizou uma versão do QGroundControl adaptada para que os alunos possam exportar o plano de voo para o Litchi sem a necessidade de fazer edições prévias no Google Earth.

Caso tenha interesse em se tornar aluno da nossa metodologia, onde você irá aprender todas as etapas do mapeamento aéreo como: planejamento, execução do voo, processamento, geração dos produtos cartográficos, análise de qualidade, além de contar com Suporte Técnico de 1 ano (com engenheiros cartógrafos), clique no link abaixo e fale com um facilitador DronEng. Abraços !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *