Perícia e avaliações com drones

Tempo de leitura: 4 minutos

O uso de drones na atividade de perícia e avaliações, especialmente nas áreas de Engenharia Legal, Acidentes de Trânsito, Locais de Crime e Meio Ambiente (desmatamento, poluição hídrica, ocupação em áreas protegidas, extração mineral, incêndio florestal) tem se mostrado uma importante ferramenta de trabalho no que tange a real averiguação e constatação dos fatos.

Além de implicar melhorias na qualidade da prova policial – imagens aéreas com melhores resoluções que as de satélite – os drones proporcionam uma economia de recursos, reduz a exposição a riscos e otimiza o tempo dos exames, gerando um levantamento topográfico em minutos, por exemplo.

Foto 1: Modelo esquemático de cava minerária reproduzido tridimensionalmente através da utilização da técnica de fotogrametria.

Fonte: Vant a nova arma pericial (2022)

Muito mais do que uma simples fotografia aérea, o grande potencial dos drones é obtido com a utilização dos conceitos de fotogrametria junto ao uso de softwares, que analisam todas as características e imagens, gerando um mapa com as informações coletadas.

Para exemplificar outro tipo de atuação dos drones neste segmento de perícia e avaliações, contamos com a colaboração do nosso aluno Newton Oliveira – que participou do Curso Presencial de Topografia com Drones – em Presidente Prudente. Newton é engenheiro especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias, e fundou sua empresa no ano de 2003 em Manaus/AM. (Confira um pouco mais sobre os serviços, informações e contatos através do seu site oficial: https://newtonoliveira.com/). 

Ele afirma que os drones vieram para somar, e que têm sido de grande valia no dia a dia dos seus projetos, desde inspeções prediais, cujo o objetivo é classificar as deficiências constatadas em uma edificação com visão sistêmica, além de apontar o grau de risco observado para cada uma delas com uma lista de prioridades técnicas, orientações ou recomendações para sua correção, até laudos de Usucapião, como demonstrados a seguir:

Foto 2: Perícia de usucapião em processo judicial

Foto 3: Perícia de usucapião em processo judicial

“Além de toda a produtividade ser otimizada, um dos principais pontos que destaco é o fato de conseguir chegar em locais pouco acessíveis, principalmente quando transcorre algum risco a integridade física do perito” ressalta Fernando Barros, que é perito criminal em Conselheiro Lafaiete/MG e também compartilhou conosco algumas situações em que já fez o uso dos drones.

Foto 4: Residência incendiada

“Havia risco de desabamento. Com o uso de drone percebemos as partes menos queimadas, que foram atingidas posteriormente. Ajudou muito na identificação da causa.” afirma Barros.

Vale destacar que com o processamento aerofotogramétrico, é possível gerar uma Ortofoto – principal produto da base cartográfica – resultante da transformação de uma foto original em uma foto onde os deslocamentos devido ao relevo e a inclinação da fotografia são eliminados. Isso viabiliza realizar mensurações diretas (cálculos de áreas, distâncias, perímetro, volume) uma vez que a escala desse produto é constante.

Foto 5: Incêndio Florestal

“Foi possível mensurar o estrago causado de forma rápida e precisa.”

Foto 6: Acidente de Trânsito

“Essa dinâmica envolveu 2 carretas e um carro. Dinâmica complicada.”

O Modelo Digital de Superfície evidencia as altitudes relativas, onde é possível analisar os declives e por conseguinte, as condições de visibilidade oferecidas pela via em questão.

Além de gerar a Ortofoto, com o processamento das imagens também é possível obter o modelo digital de elevação do terreno em si, e com isso realizar análises altimétricas, sobre perfis transversais e longitudinais, etc. bem como gerar modelos tridimensionais, que por sua vez tem uma aplicação bastante promissora em perícias de Patrimônio Histórico.

Se você deseja obter o conhecimento técnico necessário para mapear áreas com precisão extraindo medidas confiáveis que podem ser utilizadas em projetos de perícias, a DronEng possui metodologias criadas por Engenheiros Cartógrafos e validadas por mais de 20 mil alunos.

Clique na imagem abaixo, fale com um consultor DronEng e descubra qual é a melhor metodologia para o seu objetivo profissional:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *