Barras de escala na Topografia com Drones?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ultimamente temos recebidos algumas dúvidas em nosso suporte técnico à respeito do uso das barras de escala no mapeamento aéreo, alguns alunos relataram que viram em vídeos no YouTube que era necessário o seu uso, nessa matéria vamos explicar o que são as barras de escala e porque elas não precisam ser utilizadas no mapeamento aéreo com drones.

Barras de escala são alvos físicos e pré-montados que, inseridos na área de interesse do projeto, entregam uma forma de aproximar as distâncias e medidas do mapeamento.

barras de escala no campo
Exemplo de barras de escala na área de interesse.

Os alvos podem ser confeccionados a partir do próprio software (Ferramentas – Markers – Print Markers) para que você faça a impressão e posicione os alvos sobre a área do projeto, porém a distância entre os alvos deve ser conhecida com alta acurácia.

Por isso, na maioria dos casos, as barras são construídas em placas de ACM (Placas compostas por chapas de alumínio e polietileno, garantindo leveza e força ao material, são muito utilizadas em fachadas de lojas e estabelecimentos públicos).

barras de escala no software
Ferramenta para gerar os alvos à partir do Agisoft MetaShape
alvos de barras de escala
Exemplo de confecção de barra de escala pelo próprio Metashape

O indicado é que sejam colocadas (pelo menos) quatro placas espalhadas pelo projeto, para garantir que, mesmo que uma voe ou se desloque, ainda sobrarão três placas para garantir uma verificação básica e uma segurança estatística.

Posicionado as barras de escala e tomadas as fotos, na hora do processamento o Metashape deve-se encontrar o centro exato dos alvos nas barras de escala, tornando precisa a medição dos objetos e distâncias dos produtos gerados.

Por que não utilizamos as barras de escala?

1. Posicionamento em campo

As barras de escala, durante o voo, podem ser chutadas, levadas com o vento ou se deslocarem de alguma outra forma e, quando isso ocorre, a placa deslocada passa a não ter mais utilidade e deve ser retirada do processamento. Pois, caso contrário afetará de forma negativa a qualidade do mapeamento.

2. Precisão

As barras de escala, quando utilizadas da maneira correta, irão te entregar a geometria do projeto, mas não as coordenadas com exatidão. Elas não irão te ajudar no posicionamento e sim com as medições feitas nos produtos.

Porém, o próprio Metashape corrige as distorções geométricas dos objetos mapeados, sendo assim, com um voo bem planejado e devidamente processado, podemos ter confiança de qualquer medida ou distância obtida sem uso de qualquer barra de escala ou pontos de apoio.

Por outro lado, caso o mapeamento precise de acurácia posicional, é necessário a utilização de algum método de apoio em campo, como os pontos de apoio, integração PPK ou RTK.

Se você tem interesse em gerar a topografia do terreno com 50% a mais de produtividade e com menos 60% de custo através dos drones, nós temos formações completas online e presencial ideais para você.

Adquirindo nossa metodologia você conta com 1 ano de suporte técnico com nossos Engenheiros Cartógrafo que vão solucionar todas suas dúvidas, como essa que trouxemos nessa matéria.

Clique na imagem abaixo e fale com um dos nossos consultores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *