Drones: uso dessa tecnologia no setor elétrico brasileiro

Tempo de leitura: 4 minutos

Leia a matéria e saiba mais como é possível a utilização dos drones no setor elétrico brasileiro.

Lembre-se que qualquer dúvida é só mandar nos comentários abaixo da matéria!

Setor elétrico nacional

Que a energia elétrica é uma matéria-prima essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país, não há dúvidas, mas, o que a maioria das pessoas não sabem, é que, para que a eletricidade chegue em suas residências, existe um sistema extremamente complexo por trás, que pode ser dividido em:

  • Geração,
  • Transmissão,
  • Distribuição,
  • Comercialização. 

As geradoras são as responsáveis por produzir a energia elétrica, por meio de usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e importação de energia de outros países. As transmissoras transportam a energia proveniente das usinas, até os centros de distribuição, onde reduzem a tensão e distribuem (distribuidoras) a energia, por meio dos postes até chegarem nas unidades consumidoras (UC’s).

Compete ao governo controlar a continuidade e a segurança do fornecimento de energia pelo país, identificando desequilíbrios entre ofertas e demandas. Para tanto, o Ministério das Minas e Energia (MME) é o responsável pelo planejamento e pela formulação das políticas públicas.

O sistema elétrico brasileiro permite o intercâmbio da energia produzida em todas as regiões, exceto nos sistemas isolados, localizados principalmente na região Norte. O transporte da energia é possível graças ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio de uma grande rede de transmissão com aproximadamente 146 mil km de extensão.

Pelo fato de existir uma grande extensão de linhas de transmissão espalhadas pelo território nacional, existe a necessidade da realização do monitoramento e inspeção das mesmas.

Atualmente, os métodos mais utilizados são os aéreos, onde são utilizadas aeronaves tripuladas, que fazem voos baixos, permitindo a observação por meio de binóculos ou câmeras, e os terrestres, onde os responsáveis utilizam caminhões equipados com estruturas para a realização da inspeção.

Ambos os métodos, apesar de funcionarem, exigem um alto custo financeiro, além de colocarem em risco as equipes envolvidas.

Inspeções das linhas de transmissão com drones

Drone ou VANT (veículo aéreo não tripulado), como o próprio nome sugere, é um tipo de aeronave controlada remotamente, equipadas com câmeras de alta resolução, com a finalidade, principal, de realizar levantamentos fotogramétricos. 

Tendo-se em vista a problemática do alto custo financeiro e do risco das equipes para o monitoramento de linhas de transmissão pelos métodos convencionais, a tecnologia do drone chega para solucionar esses problemas, visto que, o preço de um drone e a quantidade de pessoas necessárias para a realização deste tipo de projeto com este método é consideravelmente menor comparado com os métodos tradicionais e, por se tratar de uma aeronave controlada remotamente, seus riscos são diminuídos significativamente.

Os drones, por serem equipamentos mais robustos,  podem agir de forma rápida e eficaz nas inspeções das linhas de transmissão, tornando desnecessário o uso de caminhões e aeronaves tripuladas.

Tendo como principal produto cartográfico o ortofotomosaico, criado a partir de um bom plano de voo, um GSD (Ground sample distance) adequado, e pontos de apoio bem distribuídos, é possível obter o detalhamento necessário para a realização das inspeções das linhas de transmissão, além das coordenadas precisas de cada ponto para uma melhor logística nos procedimentos de campo.

Fontes:

https://www.aneel.gov.br/home?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_returnToFullPageURL=%2F&_101_assetEntryId=14476909&_101_type=content&_101_groupId=654800&_101_urlTitle=faq&inheritRedirect=true

https://www.neoenergia.com/pt-br/sobre-nos/o-setor-eletrico/Paginas/default.aspx

https://mappa.ag/linhas-transmissao-drone/

https://hegard.com.br/inspecao-de-linhas-de-transmissao-com-drones/

https://www.aerodronebrasil.com/2018/10/26/saiba-tudo-sobre-o-uso-de-vants-na-manutencao-de-redes-de-transmissao/

Converse com um especialista

Já conhece as metodologias de ensino da Droneng? Por aqui nós passamos um passo a passo do que é necessário para que você possa aplicar em seus projetos.

Tem dúvidas e quer saber mais sobre isso? É só clicar na imagem abaixo.

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender e te ajudar no que for preciso. Estamos te esperando por aqui!

2 Comentários


  1. Boa tarde. Estou participando das palestras e estou tendo proveito e conhecimento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *