Entenda o Fluxo de Trabalho no Agisoft Metashape

Tempo de leitura: 3 minutos

É comum recebermos em nossos canais de comunicação várias dúvidas referentes ao processo de geração da Base Cartográfica utilizando o Metashape. Entre elas, as principais são em relação às etapas a serem executadas e o quanto são importantes para a qualidade final dos produtos, tanto nos aspectos visuais, como posicionais.

Nessa matéria irei citá-las em ordem de execução e explicar o que cada uma significa durante o processamento.

Entenda:

O Agisoft Metashape tem como característica proporcionar a comodidade na hora da execução do processamento, com o intuito de facilitar a vida do usuário do começo ao fim.

Como exemplo, podemos citar a ferramenta “Fluxo de Trabalho” na barra de ferramentas, onde se reúnem todas as etapas de um processamento, até a geração do mosaico de ortofotos (ou se preferir, ortomosaico).

Figura 1: Localização da ferramenta fluxo de trabalho

Após ter adicionado as imagens coletadas pelo sensor embarcado no drone, podemos executar a primeira etapa, o alinhamento das imagens.

1º Etapa – Alinhar fotos

Essa é a primeira etapa que devemos executar na aba fluxo de trabalho, onde se realiza o processo de Fototriangulação, técnica fotogramétrica que determina as coordenadas do terreno em relação a um referencial de terreno.

O resultado final é a geração da nuvem de “tie points” ou pontos fotogramétricos, cuja sua função é materializar o sistema de coordenadas do terreno. É produto básico para a geração da nuvem de pontos densificada e posteriormente, modelos 3D.

Nessa etapa também são inseridos os pontos de apoio coletados em campo, utilizados para melhorar a precisão posicional do produto.

Figura 2: Nuvem de pontos fotogramétricos (47 mil pontos) com a indicação dos pontos de apoio.

2º Etapa – Construir nuvem densificada

A principal função dessa etapa é densificar a nuvem de pontos gerada no processo anterior. Essencialmente, o software irá aumentar a quantidade de pontos na nuvem de pontos diminuindo os espaços vazios para representar melhor a área mapeada. (Este produto é usado para gerar o MDS e o MDT).

Figura 3: Nuvem de pontos densificada (mais de 5 milhões de pontos).

3º Etapa- Construir Modelo

Com a nuvem de pontos densificada é possível gerar superfícies tridimensionais no software ou se preferir modelos 3D.

É possível representar de forma fiel o terreno mapeado tridimensionalmente, tornando-o um produto muito interessante. Nessa etapa é possível representar o MDS, e após uma filtragem da nuvem de pontos, o MDT.

Figura 4: Representação Tridimensional do Modelo Digital de Superfície (MDS)
Figura 5: Representação Tridimensional do Modelo Digital de Superfície (MDT)

4º Etapa – Construir textura

O objetivo dessa etapa é somente aplicar uma textura no modelo tridimensional para melhorar o aspecto visual do modelo (Não obrigatória).

Figura 6: Representação Tridimensional do Modelo Digital de Superfície texturizado

5º Etapa – Construção da DEM

Na construção do Modelo Digital de Elevação (DEM) os produtos gerados são uma representação 2D em formato raster (imagem) do MDS e MDT.

Figura 7: Representação do Modelo Digital de Superfície (MDS)
Figura 8: Representação do Modelo Digital de Terreno (MDT)

Com o MDT gerado, é possível gerar as curvas de nível.

Figura 9: Representação do Modelo Digital de Terreno com curvas de nível

6º Etapa – Geração do mosaico de ortofotos

Para gerar o mosaico de ortofotos, inicialmente será realizado o processo de ortorretificação das imagens, onde as feições das imagens são projetadas ortogonalmente com escala constante, não apresentando os deslocamentos devidos ao relevo e à inclinação da câmera.

Com as imagens devidamente corrigidas o software realiza a mosaicagem das ortofotos e cria um único produto.

Figura 10: Mosaico de ortofotos

Se quiser saber com detalhes como são realizados todas as etapas de um processamento fotogramétrico e a geração dos produtos ilustrados na matéria, não perca tempo e venha se capacitar com a DronEng.

Você aprenderá a fazer a preparação dos dados, processamentos, mensurações, exportações dos produtos, controle de qualidade e muito mais!

Converse com um especialista do nosso time (basta clicar na imagem a seguir). Conte conosco e bora pra cima! Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *