3 fatos que demonstram como drones colaboram para a sustentabilidade agrícola

Tempo de leitura: 4 minutos

A tecnologia Drone já existe há décadas, tendo os céus para capturar sequências de filmes, capturar dados científicos e medir territórios. Mas há outra indústria onde drones estão realmente começando a decolar: a agricultura.

A agricultura abrangerá cerca de 80 por cento do mercado que utilizará os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) nas próximas duas décadas. Com a invenção de tecnologias mais recentes e mais eficazes, os drones têm o potencial de lançar as novas projeções para a sustentabilidade agrícola.

sustentabilidade agrícola

Regras do céu

Em fevereiro deste ano, a Administração Federal de Aviação (FAA) propôs regras esperadas há muito tempo sobre o uso comercial de pequenos drones no setor agrícola. Os novos regulamentos exigem que os operadores sejam certificados, os voos são permitidos apenas durante o dia e as aeronaves devem ser mantidas à vista.

Apesar do fato que esta proposta de legislação possa levar um ou dois anos para aprovação definitiva, ela marca um passo importante para a indústria, visto que as orientações prevêem uma estrutura formal necessária para legitimar o uso drone e avançar o mercado para a sua produção.

Embora a tecnologia drone ainda esteja ajustando a produção para aumentar a facilidade de utilização e tornar os preços mais baixos, estas máquinas já têm o potencial de percorrer um longo caminho no sentido de melhorarias para os agricultores – e para o meio ambiente. Aqui estão três principais benefícios do uso de drone na agricultura:

1. Mais informações, menos tempo

Um dos principais benefícios de drones é a sua capacidade para explorar campos de exploração agrícola de forma rápida e eficiente. Ao invés de ter os produtores avaliando campos manualmente, a pé ou de trator, esta tecnologia permite que os agricultores adquiriram informações imediatas sobre o status de seus campos em períodos mais curtos de tempo.

Esta informação pode ser obtida quando e onde for necessário, minimizando o tempo de resposta necessário para resolver problemas e manter culturas.

sustentabilidade agrícola

2. Melhorar a saúde das culturas e eficiência

A nova tecnologia é muito eficaz na coleta de dados para ajudar os agricultores a melhorar a saúde das culturas. Equipado com sensores, os drones voando sobre um campo podem coletar medições de altura da planta através de informações que vão desde a copa da planta até o solo. Medindo de perto comprimentos de onda infravermelhas através de um sensor multiespectral, os drones também podem criar imagens no índice de vegetação, indicando se as plantas estão saudáveis e absorvendo a luz solar máxima.

Os Drones também coletam dados sobre fertilizantes – a principal preocupação dos agricultores, visto que isso representa até 50 por cento dos custos de produção. Usando sensores de alta tecnologia para absorver comprimentos de ondas infravermelhas próximas, eles medem os níveis de fósforo e nitrogênio na superfície do terreno para calcular as necessidades de fertilizantes e excessos.

Desta forma, mais nutrientes serão aplicados onde eles são mais necessários, assim como garantirá que mais fertilizantes são absorvidos pelas plantas quando aplicados com precisão. Este nível de detalhe pode ajudar os agricultores a aumentar a produção e eficiência que levam a rendimentos mais elevados.

sustentabilidade agrícola

3. Rendimento de água e outros benefícios ambientais

As câmeras térmicas são capazes de detectar regiões mais frias e bem irrigadas do campo, bem como as manchas quentes e secas. Os agricultores podem usar esses dados para ajustar irrigação do campo e evitar o desperdício de água em excesso. Esta capacidade de aumentar a otimização da água é particularmente valiosa em zonas afetadas pela seca.

Além de aumentar a eficiência do uso da água, a tecnologia drone também ajuda a reduzir o excesso de fertilizantes que corre em rios e córregos próximos. Menos escoamento diminui as florações de algas e zonas mortas nos nossos sistemas de água.

A maioria dos drones atualmente disponíveis para uso na indústria da agricultura são muito onerosos. No entanto, com novos desenvolvimentos e mais inovação, os drones começarão a provar o seu valor na agricultura.

Fonte: Agribotix

 

Traduzido e adaptado por Kívia Mendes

Quer conhecer a aplicação dos Drones na Agricultura? Baixe o nosso e-book “O guia definitivo para a utilização dos Drones na agricultura”. É gratuito! :)

 

drone_minuto

 

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *