O uso de drones para pesquisa no Deserto Abu Dhabi

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A empresa holandesa de levantamento e inspeção aérea Skeye BV e a Fugro Maps realizaram um levantamento topográfico aéreo (levantamento fotogramétrico) usando um drone de asa fixa no deserto ao sul de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O cliente da Fugro insistiu em uma rápida execução do projeto e a pesquisa foi realizada no meio do verão. Com temperaturas de até 68 graus, esse deve ser realmente o projeto de uso de drones para pesquisa mais quente já realizado.

drones para pesquisa

A área a ser pesquisada foi de aproximadamente 15 km² e consistia inteiramente de dunas de areia no deserto. A razão para a pesquisa é o desenvolvimento do futuro industrial. Skeye e Fugro obtiveram permissão para voar sobre a área através das autoridades da Aviação Civil dos EAU (Emirados Árabes Unidos) para operar uma aeronave de asa fixa não tripulada equipada com uma câmera. A empresa optou por implantar aeronaves de asa fixa Hawk-Eye em um corpo branco de modo a minimizar o superaquecimento dos componentes durante o levantamento.

pesquisa com drones

A equipe implantada no deserto consistiu em 2 carros, 2 ATVs, motoristas, topógrafos e um piloto, todos mobilizados para uma base em cerca de uma hora de carro distante da área de pesquisa. Os motoristas e toda a tripulação seguiu os procedimentos especiais de treinamento no deserto para garantir a segurança da equipe. Uma ampla oferta de água potável provou ser crucial, visto que só o piloto consumiu mais de dois litros por hora.

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A primeira tarefa no terreno foi a instalação dos marcadores de controle de solo e medir estes usando GPS RTK. Mais de 60 pontos de controle foram instalados e algumas centenas de medições de verificação foram feitas para fins de controle de qualidade.

O voo do drone no calor foi um desafio real. O VANT Hawk-Eye teve que ser arrefecido usando o ar condicionado dentro de um carro antes da decolagem. O carregamento do plano de voo e algumas outras verificações também tinham que ser feitas no carro. Dentro de dois minutos depois de colocar o VANT para fora do carro ele tinha de ser lançado. Durante o voo, o avião foi arrefecido pelo ar que flui em torno dele.

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Ao todo, 4.100 imagens foram coletadas em um padrão especial para assegurar sobreposição suficiente para cálculos fotogramétricos. A partir das imagens de uma nuvem de pontos, um modelo digital 3D terreno (DTM) e uma emenda ortofoto-mosaico foram produzidos.

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Fonte: Skeye

Tradução e Adaptação: Kívia Mendes

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