Drone como ferramenta de trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

Aqui na Droneng recebemos muitas dúvidas de pessoas com dificuldades de entender como o drone vai ser utilizado no seu negócio, é essencial ter essa compreensão para desenhar o seu modelo de negócio, lembrando que o foco é a utilização dos drones no mercado de Mapeamento Aéreo, ou seja, o mercado de engenharia.

O primeiro ponto que você tem que ter em mente é que no Mapeamento Aéreo, o drone não gera apenas imagens aéras e sim dados, ou seja, o objetivo é realizar análises estatísticas e não visuais.

Através dos produtos gerados conhecidos como base cartográfica, você extrai dados que após processados e interpretados serão transformados em informações quantitativas e qualitativas que irão solucionar determinado problema. É através dessa solução que você irá modelar o seu negocio, caso você não saiba o que é a base cartográfica, assista o Drone Minuto #6 onde abordamos esse tema: 

 

Uma dica que eu dou é: crie uma metodologia para o seu negócio sem pensar no drone inicialmente, depois pense no drone como uma ferramenta para esta metodologia, por exemplo, se você pretende atuar no mercado de agricultura, primeiramente determine qual tipo de cultura você vai trabalhar, em qual região irá atuar e que tipo de problema você vai solucionar nesta cultura.

Vamos supor que você vai trabalhar com soja, no mato grosso, primeiramente você deve conhecer sobre esta cultura, quais são as fases de desenvolvimento, e dessas fases quais são as mais críticas, ou seja, mais propensas a ocorrer algum problema como lagarta, pragas, etc.

Além disso, quais sãos os problemas mais comum nesta região? Qual é o histórico da área que você está trabalhando? Após determinar estes pontos você vai montar um planejamento de voos para acompanhar este plantio, antes de levantar voo você precisa ter claro o que você vai querer identificar na imagem? Quais problemas você vai investigar?

Repare que até aqui, eu não entrei no mérito drone ainda, você precisa entender que o drone é o meio e não o fim para o seu negócio, ou seja, ele não vai te dar a resposta final, ele vai te oferecer os dados, você terá que processar esses dados, gerar os produtos, interpretar esses produtos e gerar as informações que irão solucionar algum destes problemas levantados.

Fazendo uma analogia o drone é como um raio-x para um médico, sem um know-how para interpretá-lo, será apenas uma imagem bonita, ou não, já para um médico ele traz informações importantes para solucionar um determinado problema.

Temos então um ponto muito importante, antes de investir em um drone, você tem que ter know-how em relação ao mercado que irá trabalhar, dessa maneira fica muito mais fácil de entender o drone como ferramenta que irá substituir outros métodos antigos trazendo ganhos de produtividade e consequentemente reduzindo custos.

Caso você não tenha claro qual o problema irá solucionar e qual metodologia irá utilizar, você vai se perder no processo achando que o drone vai te trazer as respostas finais, enquanto ele apenas irá trazer informações para você direcionar suas ações.

 

 

Fazendo um resumo, primeiro você tem que conhecer os produtos gerados através do mapeamento aéreo e qual a função de cada um, ou seja, que tipo de informações é possível extrair de cada produto.

Depois disso pense como você pode solucionar os problemas específicos do mercado que você quer atuar com estes produtos. Feito isso, faça vários testes e projetos pilotos para validar essa sua metodologia, após este processo você tem um produto validado e pode começar a estruturar o seu negócio.

Como você pode notar não é algo tão simples, estamos falando do mercado de engenharia onde é exigido know-how específico para atuar e os projetos possuem um alto valor agregado, desde que você gere produtos com qualidade. Portanto, estude bem o mercado e os problemas que você irá solucionar, depois invista inicialmente em capacitação para gerar produtos com qualidade, nesse ponto a Droneng pode te ajudar, nós temos diversos cursos online e presencial voltados para quem quer empreender ou atuar no mercado de mapeamento aéreo com drones.

Nós temos um curso presencial no formato imersão, o curso acontece durante um final de semana com pessoas de todo o Brasil, no curso você irá executar um projeto de mapeamento aéreo do começo ao fim, desde o planejamento, execução dos voos, processamento dos dados, geração dos produtos, análise de qualidade e aplicações.

Tudo isso acompanhando da equipe Droneng para te auxiliar, este curso é indicado para quem quer ter este contato mais próximo com a tecnologia e colocar a mão na massa, os alunos saem do curso com uma noção clara das aplicações dos produtos e isso trás mais maturidade para pensar no direcionamento do negócio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *