Planejamento de voo: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos leitores nos procuram com dúvidas sobre como realizar um planejamento de voo para realizar o mapeamento aéreo com drones. Geralmente, cada fabricante fornece seu software para realizar o planejamento do voo que funciona praticamente de forma automática, porém, como determinar os valores que devemos inserir no software, como altura de voo, distância focal, tamanho da imagem, tamanho do pixel, GSD?

Nesta matéria iremos ensiná-lo como calcular um planejamento de voo independente da câmera que está sendo utilizada! Devemos ter em mente que o software apenas automatiza processos, porém, a responsabilidade de inserir os dados corretamente é do operador, assim, iremos ensiná-lo como realizar estes cálculos.

Pixel

Pixel vêm do termo em inglês “Picture Element”, é a menor unidade de uma imagem digital e define a sua resolução. Nos pixels são armazenados valores que irão formar a imagem. Em cada pixel da imagem é armazenado um valor ponderado de toda a energia refletida correspondente a sua área no terreno de acordo com o GSD utilizado.

Se você está em dúvida sobre o que é um pixel, vamos a um exemplo prático, você já deu zoom em um imagem ao ponto de aparecer uns “quadradinhos” na imagem? Pois bem, estes são os famosos pixels, para ficar mais claro repare na imagem a seguir:

planejamento de voo

GSD (Ground Sample Distance)

O GSD é a representação do pixel no terreno, ou seja, é a porção do terreno que um pixel irá capturar, geralmente é representado em centímetros. Para um GSD de 10 cm esta área no terreno terá um único valor armazenado em um pixel. Quanto menor for o GSD, maior será a resolução da imagem, ou seja, melhor será a definição dos objetos.

Lembra-se dos quadradinhos da imagem passada? Cada quadradinho daquele está representando uma porção de terra no terreno de acordo com o GSD utilizado, ou seja, este pixel terá um tamanho na imagem representada por centímetros, a imagem a seguir representa a relação entre a imagem/pixel e o terreno/GSD:

planejamento de voo

Distância focal

A distância focal nada mais é que o tamanho da lente que você está utilizando, geralmente é representado em milímetro, é de extrema importância que se use uma lente de foco fixo para garantir que o seu mapeamento terá a mesma escala, caso contrário o tamanho do GSD irá variar de acordo com cada imagem tomada, na imagem a seguir é uma lente de uma câmera DSLR onde é possível escolher os tamanhos de 18, 28, 50 ou 55 mm.

planejamento de voo

Altura de voo

Esta é a variável que estamos procurando, ou seja, definido as variáveis anteriores através de uma equação definimos qual a altura que devemos sobrevoar para garantir o detalhamento (GSD) planejado.

Como exemplo escolhi a câmera CANON T3i de 18 Megapíxel.

Cálculo do tamanho do pixel

De acordo com o modelo de câmera escolhido você necessita de duas informações básicas que todo fabricante fornece, o tamanho do sensor e o tamanho da imagem gerada por este sensor, no caso da CANON T3i o tamanho do sensor é 22,3 x 14,9 mm e a imagem gerada por este sensor é de 5184 x 3456 pixels.

Para calcular o tamanho do pixel é muito simples, precisamos fazer a seguinte relação, quantos pixels cabem dentro deste tamanho de sensor? Agora vamos transformar isso em fórmula:

22,3 mm / 5184 = 0,0043 mm | 14,9mm / 3456 = 0,0043 mm

Portanto, para que o sensor de 22,3 x 14,9 mm gera uma imagem de 5184 x 2456 px o pixel deverá ter o tamanho de 0,0043 x 0,0043 mm, ou seja, o pixel é quadrado.

Cálculo da altura de voo

No primeiro momento você deve definir qual a resolução que o seu voo terá, para isto, é necessário que você converse com o seu cliente e analise o problema dele e defina qual GSD será necessário utilizar, geralmente é utilizado 5 ou 10 cm, neste exemplo irei utilizar a seguintes configurações para realizar o planejamento de voo:

Tamanho do pixel: 0,0043 mm è 0,0000043

Distância Focal: 18 mm è 0,018 m

GSD: 10 cm è 0,10 m

Altura de voo: ?

planejamento de voo

A imagem acima representa dois pixels no sensor (CCD) que estão representados pela letra “b”, estes dois pixels estão representados no terreno (GSD) através da letra “B”, temos também a distância focal (lente) e altitude (altura de voo). Repare na imagem que a disposição destas variáveis formam dois triângulos, onde podemos aplicar a regra da geometria de “semelhança de triângulo” onde podemos relacionar os lados dos mesmos.

De maneira simples precisamos fazer a seguinte relação: “b” está para “B”, assim como, “f” está para “H”, transformando essa relação em uma fórmula matemática temos:

planejamento de voo

Portanto, para garantir os 10 cm de GSD com a CANON T3i e com uma lente de 18 mm é necessário sobrevoar a 418 m, é necessário arredondar este valor para 400 m, aqui vai uma dica, sempre arredonde o valor para menos, pois assim você ganha detalhamento, caso contrário você vai perder detalhamento o que pode comprometer o resultado final do seu projeto, definido estas variáveis basta você inserir estes dados em seu software de planejamento de voo e realizar o seu mapeamento aéreo com drones.

Achou interessante essa matéria? Que tal se aprofundar ainda mais através de um curso totalmente online? As aulas são gravadas e você pode acessá-las quando quiser e quantas vezes forem necessário, você tem a liberdade de realizar o curso de acordo com seu horário livre o no conforto da sua casa. Caso surja alguma dúvida você terá acesso a um grupo de discussão no Facebook onde suas dúvidas são respondidas por Engenheiros Cartógrafos especialistas em fotogrametria. Além disso, você pode fazer networking com pessoas com o mesmo objetivo que você, já são mais de 500 matriculados e mais de 200 alunos interagindo no grupo de discussão.

Curso: Mapeamento Aéreo com Drones

12 Comentários


    1. Olá Elias, tudo bem?

      Constantemente fazemos promoções dos nossos cursos, agora em Janeiro você pode comprar o curso no preço antigo de R$ 149,90 e receber o curso novo gratuitamente a partir de 18/01 quando será lançado a próxima versão do curso, regravamos com praticamente o dobro do conteúdo e novas aulas.

      Aproveite essa oportunidade,

      Forte abraço!

      Responder

  1. GOSTEI DA MATÉRIA. PRETENDO FAZER OS CURSOS COM VOCÊS, MAS ACHO QUE PRIMEIRO TENHO QUE ARRANJAR CONDIÇOES PARA COMPRAR UM DRONE. TALVEZ NO ANO QUE VEM SE TUDO DER CERTO E EU ESTIVER NO CAMINHO PARA ARRANJAR RECURSOS PARA A COMPRA DO DRONE EU COMEÇO A FAZER OS CURSOS.
    O MOTIVO DESSA POSIÇÃO É QUE EU ACREDITO QUE SE EU NÃO COLOCAR EM PRATICA OS CONHECIMENTOS ELES SE DISPERSAM MUITO RAPIDAMENTE.

    OBRIGADO E ATÉ MAIS

    IVAIR
    ENG. AGRIMENSOR

    Responder

    1. Olá Ivair, tudo bem?

      Aplicar o aprendizado na prática sem dúvida é a forma mais eficaz de aprendizado, porém, recomendo que você primeiro capacite-se depois compre o drone, no curso de Fotogrametria por exemplo você vai aprender o que um drone precisa para fazer mapeamento aéreo, isso facilita a compra do drone por exemplo, no curso de Processamento de dados nós fornecemos 3 projetos para você treinar, com isso você já ganha experiência em processamento o que vai agilizar o seu negócio quando você comprar um Drone.

      Meu conselho é: capacite-se primeiro depois coloca em prática, o conteúdo vai ficar disponível, você pode acessar sempre que quiser.

      Obrigado pelo contato,

      Forte abraço!

      Responder

  2. Manoel primeiramente te parabenizar pela matéria, muito enriquecedora, segundo qual software eu utilizo para elabora um plano de voo no phantom 3?

    Responder

    1. Olá Danilo, tudo bem?

      Recomendo você pesquisar na internet pois não é um procedimento tão simples, você pode utilizar o mission planner,

      Obrigado pelo contato,

      Forte abraço!

      Responder

  3. Bom dia Manoel!

    Parabéns pela objetiva matéria!

    Como consigo achar o tamanho do pixel do phantom 3? achei no site os dados mas não consigo ler. Pode me ajudar? Estou tentando determinar altura de voo para um trabalho experimental.. preciso dessa mão!

    Semana que vem inicio o curso com vocês sobre o agisoft.
    Abraço.

    Responder

    1. Olá João,

      Não tenho experiência com o Phantom 3, mas acredito que você consegue achar facilmente na internet pois este modelo é o mais popular,

      Forte abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *