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RTK e PPK: métodos de correção no mapeamento aéreo com drones

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem dúvida em relação aos métodos de correção RTK e PPK no mapeamento aéreo com drones ou topografia com drones, como é popularmente conhecido? Se sim, leia essa matéria até o fim que vou explicar pra você.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou Engenheiro Cartógrafo e fundador da DronEng Drones e Engenharia, um centro de capacitação de profissionais para o uso dos drones na topografia e em projetos de engenharia.

A partir de agora eu vou trazer uma explicação prática de como é realizado o método RTK e PPK.

RTK E PPK

RTK significa Real Time Kinematic ou Posicionamento Cinemático em Tempo-Real e é uma técnica de posicionamento relativo GNSS utilizada por sistemas como GPS, GLONASS, Galileo e outros. Neste método utiliza-se dois receptores, um receptor em campo onde chamamos de BASE e o outro receptor embarcado no drone que é chamado de ROVER. Além dos dois receptores os sistemas contam com uma antena de rádio frequência, que transmite os dados de posicionamento em tempo real da BASE para o ROVER.

Já, o PPK significa Post Processed Kinematic – cinemático pós-processado, na tradução para o português – e é um método de posicionamento baseado na utilização de dois receptores coletando dados simultaneamente a Base e o Rover. A diferença dele para o RTK, é que o sistema não possui uma antena de rádio frequência, neste método a BASE armazena os dados de posicionamento e após o aerolevantamento as coordenadas coletadas pelo drone que estão armazenadas na imagem são pós-processadas em relação a BASE, ou seja, são corrigidas através da BASE.

Como já foi citado nas matérias sobre pontos de apoio, o drone possui um receptor GNSS de navegação que possui um erro posicional de 5 a 30 metros, este é o erro que é inserido na trajetória do drone ao executar o aerolevantamento, assim como nas coordenadas atribuídas a cada imagem no instante de tomada da foto. Já na correção RTK, a trajetória do drone é corrigida automaticamente a partir da BASE e na correção PPK, a trajetória é corrigida posteriormente ao levantamento.

Na aerofotogrametria, o sistema terreno é projetado virtualmente através do sistema imagem. Cientificamente falando, essa projeção é realizada através da equação de colinearidade, que é uma fórmula matemática que considera que o ponto na imagem, ou seja, o pixel está ligado ao ponto no terreno, ou seja, o GSD através uma reta. Dá uma olhada em um exemplo para ficar mais claro:

Imagina que essa é a reta que liga o ponto na imagem ao ponto no terreno, como foi dito o GPS do drone possui um alto erro posicional, portanto, este alto erro é projetado no terreno, quando nós coletamos um ponto de apoio no terreno, por exemplo, nós diminuímos o erro aqui embaixo e consequentemente diminuímos o erro no sistema imagem. Esta relação é feita por um processamento estatístico que relaciona o sistema imagem e o sistema terreno, então um sistema vai corrigindo o outro até finalizar o processo e todos os pontos terem suas coordenadas corrigidas.

No caso dos pontos de apoio, a correção é feita na etapa de processamento das imagens. Já a correção RTK e PPK são realizadas antes do processamento das imagens, no caso do RTK as coordenadas das imagens são corrigidas durante o voo, e o PPK as coordenadas são corrigidas posteriormente ao voo, depois de corrigidas as coordenadas das imagens são substituídas.

E, tem mais uma dúvida, o uso do RTK e PPK elimina a necessidade de pontos de apoio no terreno? Bom, este será o tema da nossa próxima matéria.

Mas, e sobre o conteúdo de hoje, conseguiu entender? Se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários, caso tenha alguma coisa pra complementar fique à vontade para comentar também, eu sempre digo que o conhecimento é uma via de mão dupla.

Nos vemos no próximo drone minuto, até breve.

E, se quiser conhecer mais nossas metodologias e saber como podemos te ajudar, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas clicando na imagem abaixo. Aproveite!

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