Topografia com drones: conheça 5 aplicações

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem dúvidas em como pode utilizar o mapeamento aéreo com drones, ou topografia com drones, leia esta matéria que eu vou trazer alguns exemplos de aplicações.

Meu nome é Manoel, eu sou Engenheiro Cartógrafo e fundador da DronEng Drones e Engenharia. Nesta matéria eu vou falar sobre 5 aplicações do Mapeamento Aéreo com Drones.

Muitas pessoas possuem essa dúvida e acreditam que existe um drone para cada aplicação, mas na verdade o drone é apenas uma ferramenta de captura de imagens, após processar essas imagens são gerados produtos cartográficos e a partir destes produtos você gera soluções para diversos segmentos do mercado de engenharia.

Primeira aplicação: mercado de topografia. A topografia, ou seja, as informações do terreno é o produto base gerado pela fotogrametria com drones. Ela é muito utilizada para levantar as características do terreno para ser aplicada posteriormente em diversos projetos de engenharia principalmente para pré-projeto, mais conhecido como primitivo e também é utilizado para implementar o projeto no terreno e acompanhar o desenvolvimento do mesmo.

Com o drone ela é realizada de forma mais rápida, mais detalhada e com custo menor, porém, vale ressaltar que não é possível implementar o projeto, pois não é possível fazer locação com drones e a acurácia na fotogrametria é centimétrica enquanto na topografia é milimétrica.

Aqui vale ressaltar que o drone não é melhor que a estação total ou vice versa, ambos oferecem ótimos resultados e o que vai diferenciar a utilização de uma ou outra é o escopo do projeto. É muito comum utilizar as duas tecnologias: o drone para estudo de viabilidade , planejamento, acompanhamento e a estação total para implantação do projeto.

Já no mercado de agricultura, você pode utilizar a topografia com drones para analisar o relevo, fazer a divisão dos talhões, planejar as curvas de nível, planejar o sentido do plantio e etc. Já no pós-plantio a partir dos mosaicos de ortofotos é possível levantar indicadores quantitativos e qualitativos para verificar a qualidade e o desenvolvimento da cultura, como levantamento de falhas, contagem de plantas, saúde da vegetação entre outros.

Fazendo o uso de câmeras multiespectrais é possível gerar índices de vegetação como o NDVI e NDRE para analisar a saúde do plantio.

No mercado de Meio Ambiente é possível calcular e delimitar reserva legal, área de preservação permanente, mensuração de queimadas, desmatamento, classificação do uso e ocupação do solo, licenciamento ambiental entre outras soluções.

Já na mineração também é utilizado a topografia com drones onde o diferencial, além da produtividade e custo, é a segurança dos operadores que não precisam se arriscar em lugares de risco para coletar pontos, outra aplicação popular, é a quantificação das pilhas de minérios para a gestão de estoque dos ativos da mina.

Na construção civil a principal aplicação também é a topografia, onde é utilizada para levantar informações do terreno para os estudos prévios como traçado, declividade, necessidade de corte e aterro, além disso, também pode ser utilizada para mensurar a evolução da obra e gerenciar os profissionais e equipamentos alocados na obra.

Como você pode notar são várias as aplicações dos drones no mercado de mapeamento aéreo, neste matéria eu citei algumas, existem diversas outras. O produto base é a base cartográfica, ou seja, a topografia do terreno, a grande questão é saber gerar essa base cartográfica com qualidade e mais do que isso, saber extrair as informações para gerar soluções para diferentes nichos de mercado.

Nesse ponto a Droneng pode te ajudar, nós temos diversos cursos de capacitação. Para saber qual é o melhor pra você é só entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

Espero que tenha gostado, caso tenha alguma dúvida ou sugestões para as próximas matérias deixe nos comentários abaixo. Até a próxima!

Para conhecer mais das nossas metodologias é só clicar na imagem abaixo e conversar com nossos especialistas. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *