fbpx

Topografia com drones: como trabalhar neste mercado?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você deseja trabalhar no mercado de Topografia com Drones e não sabe muito bem como fazer, leia essa matéria até o fim que eu vou te passar algumas dicas.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou Engenheiro Cartógrafo e fundador da DronEng Drones e Engenharia, maior escola de Topografia com Drones da América Latina.

Como trabalhar com Topografia com Drones?

O uso dos Drones no mercado da engenharia tem crescido exponencialmente e isso faz com que diversas oportunidades de trabalho surjam no mercado. Para que você possa conquistar uma dessas vagas primeiramente você vai precisar adquirir as habilidades técnicas necessárias, então vamos entender quais são as oportunidades que existem?

Você pode entrar como piloto de drones! Geralmente essa demanda são de grandes empresas que possuem um processo estruturado e uma alta demanda de mapeamento como são o caso das usinas de cana de açúcar, por exemplo. Na maioria das vezes essas empresas trabalham com modelos do tipo asa fixa que exige uma habilidade de aeromodelismo do profissional. Há vagas para piloto de multirotores também, geralmente para empresas que trabalham com projetos menores.

Você também pode atuar como processador de dados! Geralmente essa função é onde oferece maior remuneração, para a função você vai precisar conhecer em profundidade todo o fluxo de trabalho nos principais softwares utilizados no mercado, principalmente ter conhecimento do controle de qualidade durante o processo para garantir a qualidade do produto final.

Outras possibilidades também são os gerentes de projetos, onde o profissional será o responsável por gerenciar as pessoas envolvidas e os custos do projeto para garantir a entrega no prazo, dentro do custo e com a qualidade exigida no escopo.

Bom, para pleitear uma dessas opções é de extrema importância que você tenha o conhecimento necessário para cada uma, empresas maiores geralmente vão exigir alguma formação na área, neste caso vai depender muito do ramo de atividade da empresa. Já empresas pequenas geralmente o próprio dono é o responsável técnico pelos projetos e busca uma mão de obra para terceirizar algumas etapas do processo, neste caso pode ser que não exija uma formação específica, mas sim o conhecimento das funções que serão exercidas.

Cursos com formação específica para trabalhar e ser responsável técnico por aerolevantamento com drones são a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, porém, muitos outros cursos estão inserindo a disciplina em sua grade e a atribuição técnica é determinada de acordo com as disciplinas cursadas, então é importante analisar a grade curricular do curso.

 

Uma dica que eu dou para quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho é que tenha em mente o objetivo de criar um portfólio e não necessariamente um currículo, pois no currículo vão os seus títulos adquiridos, já no portfólio são as suas experiências práticas, ou seja, o que você de fato fez com o seu conhecimento e os resultados que você adquiriu comprovadamente com ele.

Neste caso, uma pessoa com um vasto portfólio pode ter vantagem sobre outro profissional que tenha apenas títulos, mas não tem resultados práticos comprovados.

Outra dica é você pensar na sua carreira profissional como um todo e escolher experiências que vão agregar dentro do seu projeto de carreira. Mas, por que eu falo isso? Muitos profissionais, principalmente os recém formados, não levam isso em consideração e acabam às vezes escolhendo uma função que tem uma remuneração um pouco melhor, mas não oferece uma experiência rica no desenvolvimento profissional.

E quando você está no começo da sua carreira é muito mais importante você investir em experiências, em adquirir grandes aprendizados, pois no médio prazo essas experiências e aprendizados vão trazer oportunidade muito maiores e melhores, ou seja, tenta ter um pensamento mais a médio e longo prazo e não imediatista.

Outra dica é manter o seu perfil no Linkedin atualizado e se possível ser ativo por lá, escrevendo artigos, postando conteúdos e se conectando com outros profissionais, fazendo isso, você aumenta as chances de receber oportunidades de trabalho.

E por último e não menos importante, é você criar a sua oportunidade de trabalho, isso mesmo, ao invés de ficar esperando aparecer uma vaga, você pode pesquisar empresas que podem se beneficiar da Topografia com Drones e enviar uma proposta dizendo que você tem o conhecimento necessário e que está em busca de uma oportunidade e que pode ser o responsável por introduzir a tecnologia na empresa.

Ser pró-ativo é visto com bons olhos para as empresas e contratantes, e se você tiver a coragem e a ousadia para fazer acontecer, com certeza, você criará muitas oportunidades e vai ter um crescimento exponencial na sua carreira.

Bom, espero que você tenha gostado deste conteúdo, caso você tenha alguma dúvida ou queira complementar o que passei aqui pode é só deixar nos comentários abaixo.

E, se quiser saber mais e conhecer todas as possibilidades que a DronEng pode te ajudar, clique na imagem abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas. Eles podem te ajudar a entrar e continuar neste mercado que não para de crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *