Agisoft Metashape: diferenças entre as versões Standard e Professional

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já se perguntou qual a diferença entre as versões do Agisoft Metashape? Qual a mais indicada para adquirir quando se deseja fazer topografia com drones, Standard e Professional?

Essa matéria é para você! Aqui vamos esclarecer suas dúvidas sobre quais as diferenças e qual o foco de cada versão do Agisoft Metashape.

Agisoft Metashape

Professional

A licença Professional é indicada para realizar mapeamento com drones e gerar toda a sua base cartográfica, isso porque é nela que é possível criar as imagens ortorretificadas utilizadas na construção do DEM (Modelo Digital de Terreno e também o Modelo Digital de Superfície) e o principal produto feito com o processamento das fotos, o ortofotomosaico.

Standard

Esta versão foi desenvolvida especialmente para quem tem interesse apenas em modelagem/reconstrução 3D, a triangulação das fotos, a geração da nuvem densa de pontos e até mesmo a modelagem 3D propriamente dita acontece da mesma forma que a Professional, contudo o produto final gerado é a modelagem e não executa a ortorretificação das imagens.

Segue algumas imagens comparando as versões:

Metashape Professional
Metashape Standard

Apesar de a interface das duas versões serem praticamente iguais, a Standard não possui a aba “Reference”, pois nela não pode ser usado os pontos de apoio ou referência dos arquivos importados.

Comparando diretamente a aba de “Fluxo de Trabalho”, fica nítido a diferença na quantidade de etapas de processamento.

Professional
Standard

As outras diferenças podem ser analisadas através da própria página da empresa Agisoft com a descrição dos recursos de ambas as versões.

Portanto, podemos concluir que as duas versões possuem seu nicho de trabalho específico, porém note que a versão Professional contempla toda a versão Standard, ou seja, com esta versão você poderá extrair todo o conteúdo possível do Metashape, enquanto que com a versão mais simples está sempre limitado apenas a modelagem 3D dos objetos.

Quer aprender a realizar cada etapa do processamento fotogramétrico? Tem dúvida sobre quais produtos são possíveis gerar? Conheça o nosso curso Topografia com Drones 4.0 e acabe de vez com todas as suas dúvidas!

Para saber mais sobre isso é só clicar na imagem abaixo, preencher seus dados e conversar com a nossa equipe.

Estamos aqui para te ajudar! Venha para o time Droneng!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *