fbpx

Topografia com drones: quais softwares devo utilizar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quais softwares devem ser utilizados em cada etapa de um projeto de mapeamento aéreo com drones ou topografia com drones, se você também tem essa dúvida leia essa matéria até o final.

Meu nome é Manoel Neto, eu sou Engenheiro Cartógrafo e fundador da DronEng, a primeira e maior escola de Topografia com Drones da América Latina.

Quais softwares devo utilizar?

A primeira etapa de um projeto é o Planejamento, muitas pessoas negligenciam esta etapa, porém, é uma das etapas mais importantes. Nela, você vai avaliar a complexidade do projeto, tempo de duração, nível de qualidade, quais pessoas irão trabalhar, qual é o custo e ainda estimar seu lucro.

Nesta etapa é muito importante avaliar as características do relevo que será mapeado, a distância até o local, entre outras informações. Para isto, nós utilizamos o Google Earth PRO, uma ferramenta fantástica e gratuita desenvolvida pela Google.

Outra etapa muito importante também na fase de planejamento é o Planejamento do voo. Se você vai trabalhar com equipamentos da DJI, você pode utilizar o Drone Deploy, que é um software ou aplicativo gratuito que você pode baixar em seu app store ou acessá-lo online através do site.


Existem diversos outros aplicativos, mas o bom do Drone Deploy é que ele tem uma versão web onde você pode realizar seu planejamento diretamente do computador.

Muitas pessoas perguntam qual é o melhor aplicativo de voo…

Em geral, todos os aplicativos apresentam as mesmas funcionalidades apresentando apenas alguns detalhes de diferença, porém, o básico todos irão oferecer, o mais importante é você ter o conhecimento técnico de como realizar um bom planejamento independente da ferramenta utilizada.

Para executar o voo em campo você vai utilizar o mesmo software que utilizou para realizar o planejamento.

Para processar as imagens aéreas capturadas e gerar a base cartográfica, os principais softwares desktop do mercado são o Agisoft MetaShape (Russso) e o Pix4D Mapper (Suíço).

Muitas pessoas nos perguntam se há softwares gratuitos, existe o open drone map que é uma iniciativa de código aberto, ele é gratuito somente na versão linux e na versão windows custa 50 dólares.

Nós já testamos este software e ele ainda se encontra em uma fase muito inicial e seus resultados deixam muito a desejar, se você deseja fazer uma pesquisa científica e queira testá-lo, acredito que vale a pena, mas fazer projetos comerciais, por enquanto, eu não recomendo.

Uma outra opção é o processamento em nuvem, que em breve também estará disponível em uma matéria aqui no blog.

Depois de gerado a base cartográfica você irá precisar de alguns softwares para extrair informações dessa base e gerar as soluções finais, para isto você pode usar o QGIS, esse sim é grátis e é um excelente software GIS, ou por exemplo um AutoCAD Civil 3D.

Bom, então é isso, como vocês podem ver, para executar um projeto de mapeamento aéreo são necessários alguns softwares para cada etapa do projeto, aqui na DronEng nós temos uma plataforma EAD com cursos onlines que poderão te auxiliar no manuseio destes softwares, caso você tenha interesse, basta clicar na imagem abaixo e falar com nossos especialistas.

Se você tiver alguma outra dúvida que gostaria de ver por aqui basta deixá-la aqui nos comentários. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *